Pirenópolis



     Pirenópolis é um município histórico, sendo um dos primeiros do estado de Goiás. Foi fundado com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte. Foi importante centro urbano dos século XVIII e XIX, com mineração de ouro, comércio e agricultura, em especial a produção de algodão para exportação no século XIX. Ainda no século XIX, com o nome de cidade de Meia Ponte, destacou-se como o berço da música goiana, graça ao surgimento de grandes maestros, bem como berço da imprensa em Goiás.
     Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN em 1989, o município conta com um Centro Histórico ornado com casarões e igrejas do século XVIII, além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neoclássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

     A 2 horas de carro de Brasília, Pirenópolis é hoje um destino muito procurado pelos turistas de aventura devido às inúmeras cachoeiras que possui. Muitos Hotéis Fazenda surgiram nos últimos tempos, oferecendo o turismo rural e de aventura, inserindo trilhas, cavalgadas e diversas outras atividades, além de, é claro, a gastronomia Goiana.
     É um excelente destino para quem quer passar um feriadão ou um final de semana em contato com a natureza, com os animais e com a família.

     Já fomos inúmeras vezes a Pirenópolis, todas as vezes passamos excelentes momentos e posto aqui embaixo nossas experiências nos Hotéis Fazenda que nos hospedamos.


Posts sobre Pirenópolis