5 de janeiro de 2014

1º Dia - Chegada e Luzes da Cidade

Por onde começar ? Esse foi um dia intenso.

     Acordamos cedo, o avião saía cedo então tínhamos que fechar as malas e partir logo para o aeroporto. Felizmente, a época e o horário ajudaram, e não pegamos trânsito nenhum. O aeroporto também não estava cheio, pegamos uma fila para despachar as malas, mas andou bem rápido, e a dica aqui é óbvio: fazer o check-in antes, pela WEB.
        Tomamos café da manhã no aeroporto mesmo. A viagem de avião foi tranquila (ignorando o stress de certas pessoas nas filas, conexões, malas, etc...), fizemos conexão em São Paulo, mas foi bem em cima da hora, não precisamos esperar nada e foi correndo, saímos do avião e já embarcamos no outro. Para os curiosos, segue o "lanchinho" da TAM para São Paulo e depois para Florianópolis (1º: sanduíche de pão com presunto. 2º: Salgadinho).
        Chegamos em Floripa um pouquinho mais cedo do que o horário previsto, o tempo já tinha sido avisado pelo comandante: chuva leve e tempo nublado. Fomos para o balcão de aluguel de carro para alugar um, e aqui já deixo outra dica minha: alugue um carro pela internet. Existem vários sites qe fazem pesquisas de preços entre várias locadoras, e em vários deles você encontra preços bem mais baratos. No meu caso, o aluguel saiu mais ou menos 40% mais barato do que se eu fosse alugar direto no balcão no mesmo dia. Alugue também com antecedência, pois depedendo da época, é possível que não encontre mais um carro da classe que quer.
       Saindo do aeroporto, para pegar o carro, tivemos uma primeira impressão dos habitantes dessa linda cidada: o tabagismo. Bem no ponto de entrega do carro, um fumódromo se instalou, e muita gente fumando. Tenho todo respeito para com quem fuma, mas odeio essa prática e também o cheiro, e tivemos que ficar ali passivamente enquanto esperávamos o carro. Mias tarde viríamos a comprovar o que estudos já mostram: que o sul do país tem uma das mais altas taxas de fumantes do Brasil (reportagem do mshoje).
         Do aeroporto nos encaminhamos à praia dos ingleses, onde iríamos nos hospedar. teríamos pouco tempo, apenas para deixar nossas malas e nos instalar para voltar ao centro, pois precisávamos comprar alguns mantimentos (água, café da manhã, etc...) e embarcar para o passeio Luzes da Cidade, do Floripa By Bus. Já no caminho de ida aos ingleses pudemos ter uma idéia do que nos esperava (e que já tínhamos sido avisados): um congestionamento imenso no sentido praia-centro. Deixamos as malas no apartamento, arrumamos o básico e voltamos para a rua, com destino ao Shopping Iguatemi, mortos de fome, pois só tínhamos comido até agora o sanduíche do vôo da TAM.
         Demoramos 1 hora e 30 minutos para chegar ao shopping, mais tempo do que durou a viagem de avião de São Paulo para Forianópolis. Parece que toda Floripa resolvou ir ao shopping ao mesmo tempo (por causa da chuva), um tumulto só, dentro fomos direto à praça de alimentação para "almoçar" (já eram umas 17:00!) mas estava impossível conseguir uma mesa. Depois de umas voltas pelo shopping, finalmente consegui uma mesa na praça e almoçamos no Viena.
         Com o problema da fome solucionado, fomos acertar o Floripa By Bus e passeamos um pouco até chegar a hora.

Floripa By Bus: Luzes da Cidade


        Esse passeio é muito gostoso. No dia, estava chuviscando um pouco, mas na hora do passeio parou e não choveu praticamente nada. Disrtribuíram capas de chuva para todos que fossem em cima, e Gabriel fez questão de ir lá. Outra dica que dou a todos é que na hora da reserva, peçam se quer ir em cima ou embaixo, pois eu não fiz isso e nos colocaram em cima. Aí se chovesse, pegaríamos chuva, mas deu tudo certo, inclusive sobraram vagas no andar inferior e a guia ofereceu para quem quisesse descer.
         Perto da fila, outro fumódromo. Muitas pessoas não conseguiam ficar na fila por causa da fumaça. O ônibus saiu do shopping e foi em direção à Praça XV de Novembro, e no caminho ficamos conhecendo vários lugares importantes da cidade, como o Mercado Municipal e a Alfândega, e suas histórias. Já na Praça XV, também passamos a conhecer um pouco da história da cidade e suas lendas (principalmente as de assombração). E esse é justamente o momento que as luzes da cidade começam a ser acesas, pois começa a anoitecer. Tudo fica muito bonito, principalmente com a decoração de natal, com presépios e luzes enfeitando toda a praça e os arredores.
          Depois da Praça XV, o ônibus se dirigiu para a Lagoa da Conceição, onde tivemos uma visão da vida boêmia que se passar lá, passando também pelo morro de São Pedro, onde tivemos uma linda visão de toda a lagoa.

         Findo o passeio (umas 21:55) aproveitamos e fomos fazer as compras no supermercado BIG, que fica dentro do shopping.  Sim, era preciso. Compramos o que precisávamos e voltamos ao apartamento. Saímos de lá (do BIG) quase 23:00 ! Fomos dormir quase 2:00 da madrugada. Pensei logo: já era meu projeto FIT (correr 5Km todo dia na praia) !!! Amanhã vou acordar é tarde !!!!!