22 de junho de 2014

1º Dia - Chegada e Banquet Medieval

      Acordamos 8:00, tomamos o café da manhã no hotel, arrumamos as malas e partimos para a Gare du Nord. O Taxista tentou ser o mais amigável possível, mas no final acabou "arredondando" o preço. Chegando lá, uma mendiga insistiu em ficar me pedindo dinheiro, fiquei falando "Pas d'argent" o tempo todo até que ela disistiu e ficou falando alguma coisa, acho que deveria estar me xingando, sei lá.
      A Gare du Nord é muito bonita, imensa, lá ficam os terminais para o EuroStar, o trem que nos levaria para Londres. A fila estava imensa, mas andou bem rápido. No final dela, fizemos o checking no EuroStar (automático pela máquina de entrada) e demos a saída na imigração. O interessante é que logo depois (10 metros à frente) já demos a entrada na imigração de Londres ! Foi bem tranquilo, o oficial apenas nos perguntou o motivo da viagem, quanto tempo ficaríamos lá e para onde iríamos depois. A partir dali foi meio estranho largar o francês para falar inglês... coisa da cabeça...
     Passada a imigração, fomos direto para o vagão 5. Peguei um vagão do lado do vagão de restaurante, para facilitar na hora de almoçar. O trem também não estava cheio, então acabamos ficando nós três sozinhos em um lugar particular, com mesinha (também escolhido por mim na hora de comprar o ingresso). O trem saiu quase na hora, e a viagem foi muito tranquila, quase não se percebe a velocidade que ele atinge, e mais rápido que se pensa já estamos em solo britânico. Foi até uma surpresa para nós que pensamos que a viagem pelo Eurotúnel fosse bem mais demorada, passou  quase não vimos. As cadeiras são muito confortáveis e espaçosas também. E isso que não foi primeira classe ! almoçamos no trem (muito bem atendidos e servidos), o almoço estava nota 10, seguimos à risca o conselho do guardanapo (da foto) ! Ainda consegui uma lembrançinha para casa (os copos do espumante, com a permissão das atendentes, é claro!).
Mensagem do Guardanapo
       Chegando em londres, a surpresa: que linda a estação de St Pancras ! A fila do táxi estava longa, mas também não demorou muito. Pegamos os famosos Cabs (o meu não era preto!) e fomos para o hotel. Ele passou pelo Hyde park e a vista foi muito linda, pois grande parte dos Londrinos se encontram por lá. Era domingo e o parque estava cheio., muito gostoso tudo, o lago estava cheio de pedalinhos e barcos, as pistas cheias de pessoas andando a pé e bicicleta. O problema era que o trânsito estava lento. Acabei pagando £ 27,00 pela corrida, mas fazer o que, estávamos com muitas malas.
       Chegamos no hotel (que é maravilhoso!) demos check-in e saímos para comprar algumas coisinhas no Tesco Express, um mini mercado a uns 100m do hotel. Lá já achei outra coisa muito interessante: não existe caixa. Nós mesmo é que passamos as compras na máquina e pagamos (com cartão ou dinheiro) para a máquina, como se tivéssemos comprando algum ticket do metrô. Nota 10 !!! Uma curiosidade é que nas ruas, em todos os lugares de passagem de pedestres, não existe a faixa propriamente, mas tem as seguintes mensagems: LOOK LEFT/LOOK RIGHT. Lembram da mão inglesa ??? Isso ajuda e muito !!!
      Voltamos para o quarto e nos arrumamos para nosso primeiro evento em Londres: o Medieval Banquet.

      Saímos correndo (pois já estávamos atrasados), comprei um ticket do metrô na urgência para nós 3 (nunca mais faço isso !) e fomos para o local marcado no meu mapinha. Olhava no relógio, o show começava às 18:00, e já era quase isso. Chegando por lá, tudo atrapalhava, até a calçada para passarmos para o local estava interditada e tivemos que dar a volta em um pier. Quando cheguei no local, já suado de tanto correr, outra surpresa: a porta estava trancada e não havia ninguém dentro. Fiquei triste, pensei que trancaram depois que já tivesse começado o jantar, bati na porta e nada. Ninguém nos atendeu. Finalmente, perguntei para uma família que estava lá esperando e ela me falou que eles abririam 17:15, e aí que "caiu a ficha": esqueci de voltar meu relógio da hora de Paris, que é 1 hora mais tarde (horário de verão), então na verdade chegamos lá às 17:00 !!! UFA !!!
      Chegado o horário, abriram as portas, tomamos nossos lugares e esperamos. Para você que está lendo esse relato, tenho que ressaltar: esse Banquet Medieval é nota 10 ! Se vier em Londres, não deixe de experimentar. Vou até resumir muito aqui para não estragar as surpresas. O Banquet Medieval é um jantar (tem que reservar com antecedência) onde você se sente na própria era medieval. Então, pode esperar por lutas de cavaleiros, dançarinas e malabaristas enquanto janta. Todo o jantar é no estilo medieval, na época do Rei Henry VII, e ele estará presente para conduzir a festança, que possui 4 pratos. Até o estilo de comer é do jeito medieval, então, não tem colher para a sopa, tem que comer na cumbuca mesmo, vinho e cerveja à vontade e no caneco, e nada de palmas, se quer aplaudir, e dando murros na mesa !!!
      Foi muita diversão, e a comida estava farta e deliciosa. Adorei nosso início de passeio pela terra da Rainha ! Esperem por mais !