21 de junho de 2016

Meus Restaurantes e Cafés de Gramado


     Gramado é uma cidade que vive, entre outras coisas, da gastronomia. É uma cidade turística, existe até faculdade de turismo por lá, e a gastronomia é uma parte muito importante do turismo e desta cidade. Assim, não é de se espantar ver tantos restaurantes excelentes por lá. 

      Pensei outro dia em publicar algum post sobre os vários restaurantes bons que existem em Gramado, mas seria um post longo, mas vazio em conteúdo, pois percebi que o melhor seria postar os restaurantes que eu já fui e que posso dar uma opinião mais concreta sobre ele.

     Vale ressaltar que os restaurantes podem mudar (para melhor ou pior), então minhas opiniões são baseadas na época que fui:



 Casa Di Pietro Grill & Sopas

          Visitamos este restaurante para um almoço em Dezembro de 2014. É um restaurante excelente ! Tratamento muito bom também. O esquema é buffet, e é muito caprichado, com uma comida deliciosa. 
      Não é muito o estilo romântico (talvez à noite ele se transforme, só fomos de dia), mas como a comida é boa e como é buffet, vale muito a pena para um almoço reforçado caso queira algo mais simples do que os "super-almoços" oferecidos pelos restaurantes da cidade. O ambiente é descontraído e confortável, embora não seja muito grande.
     O restaurante fica na rua lateral, atrás da Catedral de São Pedro.


Casa da Velha Bruxa


     Localizado na rua Borges de Medeiros, a principal de Gramado, não sei se dá para considerá-lo como restaurante, mas sim como um Café. Coloco aqui por considerar ponto de parada obrigatória em sua visita a Gramado.
    A casa da Velha Bruxa não é grande, localizada em um ponto central de Gramado, oferece lanches incríveis e muito caprichados, em seu cardápio encontramos Waffles, torradas, cafés gourmet e muitas outras super delícias tão caprichadas que você fica com vontade de voltar lá todo dia para experimentar um lanche diferente.
     Em 2003, quando fomos com nosso filho de 4 meses, o rapaz que nos atendeu era tão simpático que ficou com ele no colo enquanto nós lanchávamos tranquilamente. Nunca irei me esquecer disso, e sempre que vamos lá temos que fazer um lanche na Casa da Velha Bruxa. Em 2014 tivemos a grata surpresa de encontrar o mesmo rapaz trabalhando em outro restaurante na rua coberta.





Café Colonial Bela Vista


     Esse restaurante oferece o conhecido Café Colonial, outra marca registrada de Gramado. Não deixe de experimentar este lugar quando vier, pelo menos uma vez. Fica localizado na estrada para Canela, e atenção: eles possuem sistema de transporte de clientes ! Te buscam e deixam no hotel onde você está hospedado !
     O restaurante é enorme, bonito e aconchegante. Tem mesas para apenas 2 pessoas e outras para grupos bem numerosos. Já a comida é algo que nunca se viu, você é servido com bolos, salgados,  linguiça, tortas e tudo mais que você pode imaginar, é tanta comida que nem cabe na mesa, os garçons começam até a empilhar os pratos ! De bebidas você tem jarras de suco, água e vinho, e elas não ficam nem pela metade vazias que eles já trocam.
     Recomendo que fique o dia inteiro de jejum para ir lá, pois precisará de muito espaço !



Galeto Di Itália

     Esse restaurante é um dos que os CityTours normalmente levam seus clientes para almoçar. Fica na Avenida das Hortências. Eu não sou muito fã de galetos, mas analisando friamente, este restaurante é muito bom, tem um serviço excelente e uma comida muito gostosa, bem caprichada. 
     Fomos lá em 1998 e também em 2010, todos no citytour. O preço é por pessoa, não é barato, como toda galeteria de Gramado, mas também não chega a assustar. Os garçons são muito atenciosos e prestativos, você é muito bem servido, com sopa de capeletti de entrada e o almoço completo do galeto ao primo canto, como eles mesmo falam. A minha sobremesa sempre foi o Sagu de vinho, é claro.

     Irei procurar algumas fotos, pois não consegui nenhuma no momento.



Pizzaria Cara de Mau

    É uma pizzaria temática que fica localizada ao lado da Rodoviária de Gramado. Foi inaugurada com o nome de Piratas, mas depois mudou de nome para Cara de Mau. Sempre quis ir lá, mas faltou oportunidade, até que em 2014 conseguimos nos organizar e conferir essa pizzaria.
   É um lugar super concorrido, então se você quiser comer lá, aconselho que reserve com antecedência (embora eu ache que não reservam após um certo horário), principalmente em alta temporada.
     Lá dentro o ambiente é muito legal, a decoração lembra um navio pirata, com algumas TVs nas parede (no dia que fomos estava passando Piratas do Caribe), os garçons e garçonetes todos vertidos a caráter, de piratas, muito animados e muito prestativos. Dica: Você pode pedir emprestado um chapéu de pirata caso queira.
     O único problema dessa pizzaria é o preço. Ela tem dois sistemas: rodízio e A La Carte, mas o preço da pizza individual é tão alto que não compensa, é melhor você escolher um rodízio que aproveitará todos os sabores que eles servem e pagará quase a mesma quantia.
     As pizzas são muito saborosas, bem feitas e diversificadas. O serviço é excelente, não falta oferta de pizza, e volta e meia você escuta um sino tocando e todos comemorando, sinal que alguém deu uma boa gorjeta ao pessoal. Não deixe de conferir essa pizzaria pelo menos uma vez.



Le Chalet de La Fondue


     Esta é nossa casa de fondue preferida de Gramado. Não que conheçamos outra, pois até hoje só fomos nesta, mas é porque esta foi a casa de fondue escolhida para nossa lua-de-mel, em 1998, e desde então virou tradição irmos nela sempre que vamos a Gramado.
     Ela possui um salão bem grande, capaz de acomodar muitas pessoas, o ambiente é super aconchegante, lugares acolchoados e aquecido. Servem os fondues indivualmente ou então você pode escolher comprar a sequência, composta pelos tradicionais fondue de quejo com pães, fondue de carne e fondue de chocolate com frutas. O fondue de carne você pode escolher entre ser o feito no óleo ou o feito na pedra com sal. 
     Toda a sequência de fondue é muito caprichada, e se você precisar completar algum ingrediente que acabou, ou até mesmo o fondue eles repõem para você.

     O atendimento também não deixa nada a desejar, os garçons são super simpáticos e atenciosos. O único problema desde restaurante é o preço, que é bem mais elevado do que outros na própria Avenida das Hortências, mas para mim, compensa cada real gasto lá.




Maria Valduga

     Esse restaurante não fica localizado em Gramado, mas no Vale dos Vinhedos, na Vinícola Valduga, mas não poderia deixar de citá-lo. Os detalhes já escrevi no outro post, o de Visita à Casa Valduga, mas escrevo aqui um resumo para vocês. 
     Esse é um restaurante muito seleto. Localizado no interior da Vinícola Casa Valduga, atende a qualquer um que queira um almoço caprichado acompanhado de um bom vinho. O ambiente é maravilhoso, 2 andares com várias mesas (até mesas para grupos) e um atendimento excepcional. O sistema é rodízio, sendo 2 saladas, 2 carnes, 7 massas e 2 sobremesas, todos deliciosos e muito bem elaborados. 
     O preço é um pouco salgado (paguei R$ 80,00 por pessoa), mas compensa cada real, você sairá de lá totalmente satisfeito.



    São Pedro Casa de Pães



          É uma padaria com uma lanchonete/café, localizada ao lado do Casa Di Pietro, logo atrás da Catedral de São Pedro. Se você quer um lugar bom para fazer um lanche esse é o lugar. Seu cardápio tem muita variedade, e tem até alguns pratos mas elaborados, mas é tipicamente um Café. O atendimento é muito bom e o local confortável. O grande problema é que, por ser muito bom, tem que entrar em uma fila de espera na porta considerável. Felizmente no dia que fomos Não precisamos esperar muito não.




    Josephina

         Este restaurante fica localizado em frente ao Casa Di Pietro, do outro lado da rua. Estávamos procurando algum lugar para almoçar um dia e resolvemos conferir este restaurante, que parecia ser bem peculiar e diferente.
         O restaurante parece uma casa, cada ambiente possui algumas mesas e você se sente realmente dentro da casa de uma pessoa como um convidado. A decoração é um pouco rústica e bem agradável. O cardápio é bem variado, tem várias opções de pratos, para todos os gostos. Pedi uma salada, Gabriel uma lasanha e Cris uma sopa. 
         Os pratos foram bem caprichados, a salada estava deliciosa, com pedaços de damasco (que eu adoro), a lasanha do Gabriel também veio caprichada. O problema todo foi o tempo de preparação dos pratos. Ficamos mais de 1 hora esperando para finalmente sermos servidos, e foram várias reclamações que fizemos. Já estávamos levantando e saindo do restaurante quando trouxeram os pratos. 
          Não sei se é comum ser demorado ou demos azar de naquele dia/hora acontecer um imprevisto, o restaurante não estava cheio, mas para nós voltarmos lá é um caso a se pensar muito, somente mesmo por causa da demora.















      E você ? Qual a sua experiência com os restaurantes de Gramado ? Comente aí embaixo !