14 de junho de 2016

Qual é a melhor época para visitar Gramado ?

     Gramado possui 2 épocas bem distintas que eu recomendo ser visitada. Qualquer uma das duas (e mesmo em qualquer época do ano), você será muito bem recebido, tratado e passará muito bem com a gastronomia e passeios.



     Dito isso, Gramado é marcado por duas épocas que você consegue aproveitar a cidade de formas totalmente diferentes:

Inverno


     Gramado é localizada na serra Gaúcha, então as temperaturas normalmente são mais amenas, mesmo no verão. Os meses de junho a agosto são os meses mais frios em Gramado. Em algumas épocas a temperatura pode baixar do 0º ! Nesses meses facilmente você encontra temperaturas por volta de 4º a 5º, com máximas de 12º durante o dia.

     Nesta época as hortências da cidade não estão floridas, típico cenário de inverno. Ao acordar, há uma grande possibilidade de você vera grama toda branca, congelada, e os carros cheios de cristais de gelo. Em nosso passeio de 2010, pegamos temperaturas de 4º às 08:00 da manhã, a paisagem era desse jeito, uma delícia ! 
     Os hotéis já são preparados para o frio, então todos tem lareira, piscinas aquecidas e calefação nos quartos para ninguém passar a noite com frio. Os restaurantes também possuem calefação própria, alguns até com grandes lareiras no centro do salão. 

     É a época perfeita para uma viajam a dois, uma viajem romântica, jantar em restaurantes excelentes com boa comida ou uma sequência de fondue degustando um bom vinho numa noite gelada. Tomar sopa de capeletti e comer um sagu de vinho de sobremesa. 

    Os passeios não são nada perdidos, mesmo no frio você pode visitar os locais e até andar de pedalinho no lago negro. Se for com crianças, elas vão adorar a novidade do frio intenso, mas é claro: não se esqueça dos agasalhos e luvas !
     Nesta época também é fácil encontrar roupas de inverno a preços muito mais em conta do que no resto do país, então aproveite para renovar seu visual ! 




Primavera

     A primavera no Brasil começa oficialmente no dia 22 de Setembro e termina dia 21 de Dezembro. Mais especificamente, a partir de novembro Gramado se transforma com o clima mais ameno e a época de Natal.
     Nesta época, as hortências estão todas floridas, dando à cidade um visual colorido com paredes floridas. Alguns lugares existem colinas repletas de hortências, ótimos lugares para uma linda foto. As calçadas também não escapam, as hortências plantadas em cada lado invadem o caminho, e o que era uma passagem para duas pessoas, transforma-se para apenas uma, deixando ainda o passeio com um cheiro muito agradável. 

     Nesta época a cidade entra no clima de Natal e eu nunca vi, em nenhum outro lugar, como os moradores gostam de festejar o Natal. Existem eventos em Gramado e Canela todo dia, eventos super disputados, como óperas, desfile, teatros e corridas cujos ingressos devem ser comprados com meses de antecedência. 
     A cidade é toda enfeitada com motivos de natal e iluminada à noite, e fica linda ! Durante o dia fazem paradas na rua principal da cidade com o Papai Noel no seu calhambeque.

     Uma ótima oportunidade desta época também é visitar as vinícolas do Vale dos Vinhedos. A vindima é só em março, então as uvas já estão amadurecendo em seus cachos. As vinhas ficam muito bonitas e você pode degustar um vinho no meio delas em várias vinícolas. 

     O Lago Negro é outro lugar que se transforma, com a temperatura amena andar de pedalinho fica mais confortável, e suas margens são tomadas pelas hortências, que deixam seu visual maravilhoso. 



    E aí ? Qual é a época que mais combina com você ? Comente aí....