24 de junho de 2016

Tour da Uva e do Vinho em Gramado


     O Tour da Uva e do Vinho é um dos tours mais conhecidos e procurados para quem vai a Gramado. O tour te leva para conhecer o Vale dos Vinhedos, região localizada no triângulo formado entre as cidades de Bento Golçalves (60%), Garibaldi (33%) e Monte Belo do Sul (7%), e onde se encontram as principais vinícolas do Brasil, cujos vinhos são os únicos no Brasil a apresentar os selos de indicação de procedência e o de denominação de origem (DOC). 


     O Tour da Uva e do Vinho tem por finalidade levar os turistas para conhecer as cidades e vinícolas pertencentes a esta região produtora dos melhores vinhos do Brasil e é oferecido por diversas empresas, podendo variar em alguns detalhes, mas todos duram praticamente o dia inteiro e as empresas levam os turistas a locais nas cidades que não tem muito a ver com o objetivo do Tour, mas que são atrações localizadas nas cidades a caminho do Tour.

     O preço está em torno de R$ 150,00.

     Em 1998 na minha Lua de Mel, fizemos o tour Turistão, já em 2010, fizemos um tour contratado onde fomos com apenas 1 outra família do mesmo hotel, e foi bem melhor, passamos por lugares e vinícolas antes não conhecidas. Em 2013, com carro alugado, fomos direto nas vinícolas, e foi um tour mais direcionado, mais pessoal.

O Tour 

    O Tour começa em Gramado e segue em direção à cidade de Nova Petrópolis, lá você tem a primeira parada, para visitar a praça das flores com o labirinto verde. É uma parada muito divertida e também muito bonita por causa das flores, as crianças adoram e não se cansam até achar o caminho para o centro do labirinto.

      Chegando em Bento Gonçalves, normalmente os Tours o levam à Vinícola Aurora, a conhecida vinícola que fabrica o Sangue de Boi e o KeepCooler. A visita é interessante, mas quem é mais exigente, uma vinícola no Vale dos Vinhedos é muito mais proveitoso, a vinícola Aurora é o passeio Turistão. Mesmo assim a visita é bem legal.

      Em Bento Gonçalves você tem duas opções de continuar o Tour. Aí depende muito do tempo que você quer gastar ou não. Cada uma tem sua vantagem:

  • Fazer o passeio de Maria Fumaça (altamente recomendado pelo menos uma vez!)
  • Continuar para um Tour da Uva e do Vinho mais completo
Maria Fumaça
     O passeio de Maria Fumaça você pode ler sobre ele aqui, e eu recomendo você experimentar pelo menos uma vez. O problema é que demora pelo menos 3 horas, e você termina em outra cidade, então se você estiver sozinho, com carro particular ou alugado, terá que pegar um ônibus de volta para Bento Gonçalves, o que pode comprometer o resto do tour. Mesmo com um tour particular, escolhendo este passeio você acaba prejudicando os outros. Então minha sugestão é agendar este passeio diretamente e dedicar um dia para isso.

     Depois está na hora do almoço, onde todos são levados a um restaurante conhecido e aproveitam para levá-lo para conhecer algumas construções da cidade, como igrejas, etc...  

     De lá, você vai para a Fábrica da Tramontina, parada que eu dispenso. Apenas uma loja onde você pode comprar peças da Tramontina nada baratas para quem vende na fábrica. Algumas empresas melhoraram o passeio e te levam do outro lado da mesma rua, na Queijaria Fetina di Formaio, onde um rapaz recebe todos e dá uma aula de diversos tipos de queijos e salames. Essa visita é imperdível !

     Dependendo do tempo, ou caso tenha ou não tenha feito o passeio de Maria Fumaça, o tour pode se encaminhar pra o Vale dos Vinhedos, onde lá você visita vinícolas mais interessantes. Normalmente eles levam os turistas à Miolo, que possui uma ótima estrutura para receber muitos visitantes.


 

 Fazendo o Tour de Carro

     O tour feito pelas empresas é legal, pois você não precisa se preocupar com nada. No entanto, eu particularmente não gosto muito mais de fazer excursões em grupos, pois perde-se muito nelas e existem muitos pontos negativos para mim, como:
  • o tempo que é reservado em cada atração não é suficiente para você aproveitá-la totalmente;
  • perde-se muito tempo no "pinga-pinga" dos hotéis para pegar os participantes da excursão;
  • fica-se ligado ao roteiro programado pela empresa, o que nem sempre é o ideal, algumas empresas ganham comissões ou agrados dos empresários para levar os turistas ao estabelecimento;
  • atrasos de participantes nas atrações é frequente e atrapalha.
   O que eu realmente recomendo é que você faça a sua própria excursão. Você tem 2 opções para isso:
  • carro alugado
  • excursão particular
     Qual for a forma que você escolher com certeza será melhor que um tour em grupo grande. As excursões particulares costumam ser mais caras, mas você tirará mais proveito e seu dinheiro será muito mais aproveitado.
    A grande vantagem deste tipo de tour é que você poderá ficar o tempo que quiser na atração e você pode escolher as vinícolas que quiser visitar, existem muitas pequenas e boas, basta uma pesquisa na internet e você terá um tratamento VIP em cada uma. 

       Abaixo, coloco um roteiro básico que você pode seguir para aproveitar um Tour da Uva e do Vinho melhor que qualquer Tour "pré-fabricado": 
  • Primeira Parada: Nova Petrópolis, praça das flores.
    Bem ao lado da pista da cidade você passará pela pracinha com o labirinto verde. Dê uma parada e divirta-se com seus filhos tentando achar o caminho para o centro. 
  • Segunda Parada: Carlos Barbosa
    Os tours originais o levam para a fábrica da Tramontina, esqueça, não vale a pena, atravesse a rua e vá na Queijaria Fetina di Fromaio e tenhoa uma super aula sobre diversos tipos de queijos e salame. Prepare-se porque é impossível sair de lá sem comprar um !
  • Terceira Parada: Bento Gonçalves - Vale dosVinhedos
    O Vale dos vinhedos possui dezenas de vinícolas. Vá almoçar na Casa Valduga e faça uma visita guiada. Escolha outras vinícolas que te agrade também para visitação. Você vai se surpreender com a qualidade dos vinhos servidos e conversará diretamente com o dono, que poderá te contar muitas histórias. Em 2014 eu visitei a Casa Valduga, a AlmaÚnica e a Dal Pizzol, e só não visitei mais porque não deu tempo. Não esqueça de visitar também a queijaria Valbrenta, excelente !!!!

Seguem algumas fotos que tirei das minhas visitas durante os anos.
Praça das Flores
Queijaria
Praça das Flores
Praça das Flores
Labirinto Verde
Vinícola Alma Única
Vinícola Alma Única
Vinícola Alma Única
Casa Valduga
Restaurante
Casa Valduga
Dal Pizzol
Vinícola Aurora
Vinícola Aurora
Dal Pizzol
Vinícola Aurora