13 de fevereiro de 2017

Santiago 3º Dia - Troca da Guarda, Centro Cultural, Museo Histórico Nacional, Palacio de La Moneda, El Apero



Corrida Matutina
     Comecei o dia com uma ótima corrida ao nascer do sol. Temperatura fresca ainda, encontrei um caminho excelente para correr ao longo do Rio Mapocho.


Troca da Guarda

     Tomamos o café da manhã e partimos de metrô para o centro da cidade, para a Plaza de La Moneda. Em dias alternados (você deve verificar os dias no site do governo do Chile), ocorre a troca da Guarda do Palácio de La Moneda. Uma pequena cerimônia muito interessante de assistir, onde os guardas já cansados saem do palácio e são substituídos por guardas "novinhos". Igual ao que acontece em Londres. 

     A cerimônia não é muito demorada não, demora mais ou menos 40 minutos. Nesse tempo a nova guarda é apresentada, entra no palácio, a "velha guarda" é trocada e sai. Tudo isso companhado por uma banda da própria guarda. No dia que fomos, chegamos um pouco atrasado, tinha acabado de começar. No momento que a guarda estava dentro do palácio sendo trocada e que não podíamos ver nada, a banda distraiu os espectadores e tocaram várias músicas brasileiras (veja o vídeo no final da postagem).
Troca da Guarda
Troca da Guarda
Troca da Guarda

Ruas Paris e Londres
     Neste dia entramos no circuito turistão obrigatório e eu senti novamente o que é participar desses lugares onde todos os turistas vão. Toda hora éramos abordados por guias turísticos oferecendo passeios, já estava ficando muito chato, tinha que passear preocupado em desviar desses guias para não atrapalhar mais nosso passeio. Em nossas viagens, gosto mesmo é de me sentir no meio dos locais, mas infelizmente, para conhecer esses pontos turísticos não tem como fugir desse pessoal. 


Paris/Londres

     Saindo da praça, rumamos ao sul para conhecer 2 ruas famosas por lá, conhecidas por sua arquitetura ser peculiar e diferente do resto da cidade: Calle Paris e Calle Londres. São ruas pequenas, passamos para matar saudades da maravilhosa viagem a estas duas cidades (Paris aqui e Londres aqui), e é impressionante mesmo a diferença da arquitetura dos prédios construídos lá. Subindo a rua Londres, nos deparamos com uma casa museu, o Londres 38, onde foram torturados centenas de pessoas na época da ditadura, entramos então para conferir o museu, que não estava no roteiro. 
Londres 38
Londres 38

Centro Cultural La Moneda

Centro Cultural
Centro Cultural - Picasso
     Saindo de lá, voltamos pela rua O'Higgins e paramos no Centro Cultural La Moneda, um centro onde existem inúmeras exposições e oficinas. O lugar é impressionante, possui 4 andares e no centro um enorme espaço. Neste dia, tivemos sorte e estava acontecendo uma exposição sobre Picasso, tudo de graça, quase não tinha fila e entramos logo. Enquanto Cris e Gabriel seguiam com a visita guiada, fiquei cuidando da Bia, que ficou andando por todo o salão e vendo os quadros e esculturas.
 

Centro Cultural
     A esposição estava muito legal, e ainda tinha todo o resto do centro para visitar, mas não pudemos ver tudo, passamos apenas em algumas poucas salas, pois Bia estava já cansada e todos com muita fome. 

     Saímos do Centro Cultural e andamos pela avenida O'Higgins até a Confiteria Torres.








Confiteria Torres


     A Confiteria Torres é a mais antiga Confiteria de Santiago (veja detalhes desta confiteria aqui), e possui muitas histórias. Chegamos lá e o lugar estava relativamente vazio, fomos muito bem atendidos e acomodados. O ambiente é do estilo bem antigo, e muito agradável. O cardápio é bem variado, mas eu já estava com meu pedido na cabeça antes mesmo de começar a viagem: Sanduíche Barros Luco, devido à famosa história do presidente Barros Luco que ia lá só para pedir este sanduíche. Cris pediu empanadas e Gabriel outro pratão com muita batata frita. Eu aproveitei também para experimentar outra meta: o suco de Chirimoya. Que delícia de suco ! Me apeixonei por ele.
    De sobremesa, mais uma meta para provar, a torta mais tradicional do Chile, presente em cada esquna: a Torta Três Leches... uma maravilha...
Prato do Gabriel
Empanadas
Garçons
Suco de Chirimoya
Barros Luco
Torta Tres Leches
    O almoço foi muito agradável, e os garçons extremamente gentis. Um deles pegou a Bia no colo e ficou brincando com ela, igual quando faziam quando o Gabriel era bebezinho.
    Gasto do Almoço para 3: $ 38.940  ( R$ 188,34 )


Museo Histórico Nacional


Plaza de Armas
     Demoramos demais na Confiteria, e saímos com pressa, pegamos um Uber até a Plaza de Armas. Lá, fomos visitar inicialmente a catedral de Santiago, mas esta estava fechada, só abriria às 17:00. Visitamos a capela São Pedro ao lado e apenas pude visualizar o salão principal da Catedral. Saímos e a idéia seria voltar um outro dia às 17:00 para assistir uma missa, mas infelizmente isso não deu para fazer.
     Fomos então conhecer o Museo Histórico Nacional, um museu que conta toda a história do Chile. A entrada é grátis (mas tem que pegar um ticket na entrada), e tem visita guiada. 
    A visita guiada era fantástica, um guia muito bem instruído ia nos conduzindo de sala em sala contando toda a história do Chile, e lá pude entender o porque do nome das ruas, e tudo que acontecera por lá. Mas foi com muita pena (mas muita mesmo) que não pudemos ficar até o final da explicação, acho que assistimos apenas metade dela, pois já estava na hora de irmos para o Palacio de La Moneda, onde um tour agendado nos esperava. Da próxima vez, iremos e ficaremos até o final ! 



Palacio de La Moneda


Crachá de Visitante
     O Palácio de La Moneda é o palácio do governo do Chile, onde trabalha a Presidenta e seus ministros. O tour no palácio tem que ser agendado com antecedência, no site do governo do Chile, ou você corre o risco de não conseguir uma vaga.
     Chegamos lá e recolheram nossos passaportes (ou qualquer documento de identidade) para identificação, que só nos foi entregue no final do tour. Recebemos um crachá, passamos nossas mochilas e bolsas em um raio-X e começamos o tour no pátio central do Palacio. 

      Nossa anfitriã era muito gentil e se fez entender até para quem não falava espanhol. Conhecemos diversas áreas de todo o palácio, até os salões de recepção de autoridades e convidados do governo. 
     Essa foi outra visita muito interessante, ficamos sabendo neste tour como funciona o governo, como são suas instalações, curiosidades e também muito da história do Chile. 
Sala das leis
     Uma das coisas que mais ressalta nossos olhos são as inslações simples, nada suntuoso. Por exemplo, a sala que a presidenta utiliza para promulgar as leis, possui mesas simples, cobertas com um pano de mesa (muito parecida com essas que utilizamos em festas), e cadeiras muito simples, estofada e confortável, mas sem exagero, e é a mesma para todos da sala, inclusive a da presidenta. Nada como o exagero que temos aqui no Brasil, onde se gasta com luxo em todo lugar.



Palácio de La Moneda
Palácio de La Moneda


El Apero


     Saindo do palácio, voltamos de metrô para o hotel para tomarmos um banho. A noite prometia, pois tinha reservado um lugar em um restaurante muito especial, o Al Apero.
     É um restaurante típico Chileno, localizado em Borde Rio, um lugar específico com vários restaurantes, um pouco mais afastado do centro, onde poucos turistas vão. É o tipo de lugar que eu gosto !
El Apero
      Pegamos um Uber para lá, e chegando, o lugar já impressiona. Parece uma vila, cheia de vários restaurantes, todos muito bem organizados e tudo muito bem limpo e cuidado. Fomos recebidos maravilhosamente pelo restaurante, que nos reservou uma excelente mesa para assistir ao show que teria mais tarde.
       O restaurante é muito bonito, organizado, atendimento excelente. O cardápio está repleto de comidas típicas chilenas, inclusive sucos. A carta de vinhos eu não gostei muito, pois os vinhos eram muito caros e não tinha 1/2 garrafa, mas acabei comprando uma garrafa inteira, levando o que sobrou para outro dia.
     Lá pelas 21:00 começa um show de dança típica no palco logo em frente às mesas. Fiquei sabendo que o show varia, nesta noite assistimos a um show de Rapa nui.  Muito legal mesmo, até chamaram o Gabriel para dançar lá na frente ! Veja mais detalhes nesta postagem. A noite foi maravilhosa !

Show Folclórico
Show Folclórico

    Gasto do Jantar para 3: $ 72.160  ( R$ 349,01 )


Aqui está um vídeo com alguns lances deste dia....