16 de fevereiro de 2017

Santiago - Restaurante El Apero


   O El Apero é um restaurante especializado em comida chilena. Está localizado em Borde Rio, no bairro de Vitacura, um lugar específico com vários restaurantes, um pouco mais afastado do centro, onde poucos turistas vão. É o tipo de lugar que eu gosto !




Borde Rio
      Dependendo de onde estiver, pode-se pegar um Uber ou táxi direto para lá ou combinar com o metrô, saindo na estação Manquehue da linha 1 (vermelha).

     O lugar impressiona logo na chegada, parece uma vila, cheia de vários restaurantes, todos muito bem organizados e tudo muito bem limpo e cuidado.



     O restaurante é muito bonito, organizado, atendimento excelente. O cardápio está repleto de comidas típicas chilenas, como o pastel de choclo, garrón de cordeiro, sucos de framboesa e chirimoya e outras delícias.


   Nossa visita

El Apero
   Reservei uma mesa no restaurante em uma sexta-feira. É muito importante verificar o dia que você quer ir, pois o restaurante oferece um show de danças folclóricas chilenas, mas não é todo dia. No site deles estão descritos quais são.

    Fomos recebidos maravilhosamente bem no restaurante, que nos reservou uma excelente mesa para assistir ao show que teria mais tarde. Naquela noite o restaurante não estava muito cheio, além de nós, apenas uma turma de chineses ocupando 3 largas mesas e outras poucas mesas ocupadas por outros grupos.

Pastel de Choclo
   O cardápio tinha de tudo inclusive a Centolla, mas nesta noite eu decidi por um outro prato típico: o Pastel de Choclo. Um delicioso prato parecido com o Escondidinho do Brasil, com recheio de carne, frando, ovos e outros ingredientes. A cobertura é a base de milho salpicada por queijo parmesão. Para acompanhar, pedi um vinho tinto. A carta de vinhos eu não gostei muito. Apesar de ser bem variada, os vinhos eram muito caros e não tinha 1/2 garrafa (somente garrafa inteira ou taça). Acabei comprando uma garrafa inteira de um Viu Manent Estate Reserva Carmenére,  pois não compensa pegar apenas uma taça, tanto pelo preço quanto pela quantidade para o jantar todo. Levei o que sobrou para outro dia.

    Cris pediu um Garrón de Cordeiro, um lindo prato muito bem montado e com certeza delicioso (não quis provar para não atrapalhar o gosto do meu!). Para acompanhar pediu um suco de chirimoya. Gabriel pediu uma Plateada (Acém) a la Cacerola com suco de framboesa para acompanhar. Pedimos também alguns pães e um suco de chirimoya para a Bia se deliciar enquanto jantamos.
     A sobremesa eu dispensei, mas Cris é claro que não. Pediu um Leche Nevada, um doce de clara de ovo mergulhado em um caldo doce. Delicioso (já conhecia este de um restaurante francês perto de casa).
Garrón de Cordeiro
Plateada a la Cacerola
Leche Nevada
     Lá pelas 21:15 começou o tão esperado show de dança típica no palco logo em frente às mesas. Nesta noite assistimos a um show de Rapa nui, típico da Ilha de Páscoa.  Um rapaz e 2 moças ase apresentaram ao som de instrumentos rústicos típicos.
     No meio da apresentação, chamaram o Gabriel para participar da apresentação também. Mesmo envergonhado ele foi e se deu muito bem !
Show de Dança Folclórica
Gabriel Entrou na Dança
Show de Dança Folclórica
Show de Dança Folclórica
Show de Dança Folclórica
Show de Dança Folclórica

     Outro acontecimento que marcou muito esta noite foi que havia um grupo de chineses ocupando um grande número de mesas lá. Uma das chinesas ficou apaixonada pela Bia, a pegou no colo e praticamente por toda a apresentação da dança ela ficou andando com a Bia, que gostou muito. Todos os outros chineses também deram muita atenção à ela. Que pessoal amável,  gentil e educado. 
Chineses com a Bia
Chineses com a Bia
Café Expresso
     Como de praxe, para finalizar Cris pediu um café expresso.
   Foi uma noite maravilhosa, recomendo este restaurante para todos que forem visitar Santiago. Perfeito.


    Gasto do Jantar para 3: $ 72.160  ( R$ 349,01 )


Veja como foi a noite maravilhosa: