4 de fevereiro de 2017

Santiago - Rq Aparthotel Bosque Tobalaba


Descrição e Apresentação

     O Rq Bosque Tobalaba é um apart hotel localizado no bairro de Providência. Mais precisamente, está mais perto de Las Condes, no chamado Alto Providência. Fica em frente à saída norte do metrô de Tobalaba.
     O hotel é basicamente composto da recepção, a copa e os quartos. Simples assim.



Localização

     Sua localização é excelente. Do lado do metrô Tobalaba, uma das principais estações que cruza 2 linhas de metrô (linha 1 vermelha e linha 4 azul) você pode se deslocar facilmente por este meio de transporte. A linha 1 passa pelos principais pontos turísticos da cidade, e a linha 4 vai para o sul e por ela você pode visitar várias vinícolas. 

Costanera Center
     Providência também é conhecida por ser um bairro com muitas opções de divertimento. Basta dar uma volta por perto que você encontra todo tipo de comércio, como mini-mercado, farmácias, padarias, confeitarias e várias lanchonetes, restaurantes e pubs muito bons. Como exemplo, bem na base do prédio do hotel tem o Liguria, um excelente restaurante Bar com 2 andares de mesas e também mesas ao ar livre para fumantes e aqueles que gostam do ambiente mais descontraído, além de servir comida deliciosa e muito bem servida.

     Também muito perto dele está o Costanera Center, um shopping center imenso, com 5 andares e lojas mundialmente conhecidas, muitas delas que não existem no Brasil, como Carter's. Neste mesmo shopping está localizada a torre mais alta da américa latina, o Sky Costanera, onde você pode subir no mirante e observar o por do sol lindo de Santiago. 


Café da manhã

Café da Manhã
     O café da manhã deste hotel podemos ver de duas formas. Primeiramente, é preciso falar como funciona. O Hotel não tem restaurante, sala ou qualquer outro lugar para servir o café da manhã. Então o café da manhã é servido no quarto, mediante marcação de horário no dia anterior. Não sei que horas eles servem se não marcar horário. 

     O café em si é bem caprichado. Como nosso quarto continham 4 pessoas (incluindo uma bebê), o café da manhã era entregue contendo:
  • 4 Frutas: variava em alguns dias, um dia veio melancia e outro dia bananas;
  • 4 potes de cereais (sucrilhos, quase sempre): somente nos dois primeiros dias veio um dos potes um sucrilhos de chocolate;
  • 4 potes de iogurte: Não é natural, é adoçado e com sabor mesmo. O sabor variava.
  • 8 torradas
  • 1 caixa de suco
  • manteiga e geléia: sabores das geléias eram variados
  • 4 sacos de biscoito de 40g: às vezes eram maizena, às vezes mini-cookie e às vezes de manteiga.
  • Sachês: café, chá, adoçante e açúcar
  • 2 potes de leite quente.
  • 4 fatias de peru defumado e 4 de queijo mussarela
Café da Manhã
PROBLEMAS COM O CAFÉ: 
  1. Apesar de o café ser bom, por ser muito pouco variado e por não podermos nos servir como se faz normalmente, com os dias torna-se enjoativo. Você fica cansado das mesmas coisas todos os dias. Principalmente se for passar muito tempo. Ficamos 9 dias lá.
  2. Você também fica preso ao que colocarem. Eu por exemplo, gostaria de um Iogurte Natural, mas tive que me contentar com o açucarado. Gostaria de um pão integral, mas não tinha.
  3. Como o hotel possui apenas 1 pessoa para preparar e para servir o café da manhã, atrasos acontecem. Um certo dia de nossa viagem, demorou mais de 1 hora e meia do horário combinado para que o café da manhã chegasse, já estávamos saindo para o passeio. Um outro dia ele atrasou 30min. Isso atrasa todo o esquema dos passeios do dia.


Acomodações

Sala
Entrada da Cozinha
Sala
Recepção



     Os quartos do hotel são bons. Possuem um grande espaço.

    Todos os quartos não estão no mesmo nível do elevador. O elevador pára somente nos andares ímpares, e depois que você sai dele, tem um lance de escadas de mais ou menos 10 degraus para subir ou descer. Pegamos o quarto 602 e tivemos que subir um lance. Descendo outro lance de escadas você chega no quarto 502.

Cozinha
    O que pegamos possui uma sala considerável, com um sofá-cama, televisão, uma mesa redonda e um rack com um mini som.

    A cozinha é boa, possui um frigobar, microondas, fogão de 2 bocas, torradeira, chaleira elétrica, exaustor e armários com louças para 3 pessoas (pratos rasos e fundos, 2 copos, 3 xícaras, pratos pequenos e talheres). Nos armários encontramos também algumas panelas e utensílios para cozinhar. 

     O quarto de casal possui uma cama king size confortável, com 2 criados mudos, 2 abajures e um grande armário com um cofre (desculpem-me, faltaram as fotos!). 

     O quarto de solteiro possui uma cama com um criado mudo, e é da largura dos dois, não tem espaço para quase nada, apenas para a mala (cujo suporte está no pé da cama). Existe um pequeno armário para ele no corredor. 

     O banheiro é bom também, com uma banheira (que não tinha tampão) e parecia ter sido reformado a pouco tempo. No entanto, o chuveiro era péssimo, pois como o aquecimento a gás (localizado na cozinha) era automático, a água ou ficava extremamente quente ou gelada. Notei que isso não acontecia quando a água saía pela saída da banheira, somente quando era direcionada para o chuveiro. Os banhos então ficavam muito ruins, pois tínhamos que ficar fechando e abrindo a torneira para ela voltar a esquentar.

Ar-Condicionado Velho
     O apartamento possui um único Ar-Condicionado, localizado entre a sala e os quartos. Este ar-condicionado, em nosso apartamento visivelmente já está bem velho, e suas aletas estavam travadas, direcionadas aos quartos. Não consegui, nem manualmente trocá-las de posição. 

Piso
     Já a área externa dos quartos está velha e suja. É de uma textura amarela clara que já passou da hora de ser retocada (há tempos!). Além disso, o chão é de um cimento com pedras miúdas bem lisas, pintadas de tom escuro, acho que se chama Fulget, que dão um aspecto antigo e sujo. 


Serviço

     Este é um problema sério deste hotel. Percebi que o hotel possui basicamente 2 pessoas: o(a) recepcionista e a copeira. À noite, basicamente fica somente o recepcionista. Não existe ninguém mais, nem para ajudar nas malas, nem para nada.
       Tive que dar entrada no hotel com as 6 malas, frasqueira, mochila e 1 carrinho de bebê que levei. E ainda subir um lance de escada até o quarto.

     A mesma senhora que leva o café da manhã é a mesma que arruma os quartos. Creio que seja a mesma que monta o café da manhã todo dia, mas não posso dar certeza disso. 

     Talvez seja por isso que os serviços do hotel são tão amarrados ou difíceis. Por exemplo, no dia que a senhora se atrasou para chegar, o café da manhã foi servido mais de uma hora e meia depois do solicitado, e isso porque eu tive que correr atrás. Também, o prazo para arrumarem e limparem os quartos é até as 16:30, mas várias vezes chegamos depois deste horário e o quarto ainda estava sendo arrumado ou ainda nem tinha sido. 

      A arrumação é outro problema, pois não limpam o chão. Gosto de andar descalço, e até minha filha que tem 1 ano de idade anda muito descalço, e nossos pés ficavam muito sujos, mas muito mesmo. No segundo dia, notem que havia caído um cereal no chão e ficou meio escondido na cortina, e ele permaneceu até saírmos, 9 dias depois (deixei para saber quando iriam ou não limpar).

     Pelo menos a louça suja eles costumam lavar. Não sei também se é porque sempre deixamos pouca, mas sempre lavaram.

Berço Sem roupa de cama
     Outro exemplo foi com respeito ao berço. Como eu estava com neném, solicitei por email alguns dias antes um berço em meu quarto. Me informaram que o berço seria por demanda, não poderiam reservar, ou seja, na hora do Check-in eu teria que solicitar um. Pois bem, solicitei quando cheguei, e a recepcionista simplesmente me falou que eu deveria ter solicitado por email, pois ela estava sozinha, não tinha como ver se tinha disponível e muito menos pegar um. Anotou e somente no dia seguinte o berço apareceu no meu quarto, sem roupa de cama.


Minhas opiniões

     O hotel precisa urgentemente de uma reestruturada, não só nos serviços (principalmente neles) como na parte física. 

   Foi totalmente contra minhas expectativas e minhas necessidades, principalmente por estar com uma neném, e ter que sair constantemente com carrinho de bebê. Subir e descer escadas com eles não era nada cômodo. Esse tipo de informação DEVE estar BEM CLARA para que saibamos ANTES de efetuar a reserva.

     Me impressionou a avaliação no site Booking.com ser alta, não dou uma boa nota para este hotel. E isso porque eu não ligo muito para hotéis com diversas facilidades, mas para mim, limpeza é essencial, além dos serviços, você tem que ter um mínimo de comodidade.