10 de março de 2017

Santiago - Vinícola Santa Carolina



     A Santa Carolina é uma das mais antigas vinícolas do Chile. Ela está localizada no meio da cidade, em um bairro industrial. Não possui vinhedos ao seu redor, somente a fábrica e as casas onde funciona a empresa. Antigamente toda área ao seu redor era composto de vinhas, mas com o crescimento da cidade a vinícola transferiu todo o vinhedo para outros locais, mais longe da cidade, processando a uva naquele local.


     Fomos de metrô para lá, uma viagem rápida e muito tranquila. Pegamos a linha 1 (vermelha) at[e Baquedano e depois a linha 5 (verde) até Rodrigo de Araya. Lá, andamos mais ou menos 900m até a porta da vinícola. 

Bia brincando no tour
   Chegando lá, nos  colocaram esperando em uma sala junto com outro casal de brasileiros de Goiânia (bem pertinho de Brasília) que estavam também esperando para o mesmo tour. Pouco tempo depois chegou nossa guia, uma moça muito simpática que nos recebeu e começou nosso tour pela vinícola. 


1ª Degustação - Vinho Branco
     O tour começa pelo casarão principal, um local onde antigamente viviam os fundadores e sócios, mas hoje fica exclusivamente para as atividades da empresa, como reuniões, recepções, etc... Ela nos leva a uma sala com uma enorme mesa de reuniões, e depois das explicações e histórias, já temos nossa primeira degustação em um aparador onde estava colocada uma garrafa de um vinho branco, Sauvignon Blanc Reserva 2016. Um vinho muito gostoso. 

     De lá vamos para o jardim interno da propriedade, muito bonito. Antigamente todas as casas possuíam um jardim interno. Nossa guia também explicava vários detalhes da construção e história da Santa Carolina. Bia aproveitou também para brincar onde podia por lá. Esse jardim é um lugar muito agradável e bonito, e a palmeira no centro se destaca !
Jardim Interno
Jardim Interno
Jardim Interno
     Do jardim, entramos em um grande galpão. Nossa guia explicou que neste galpão é onde antigamente servia para guardar toda a produção de vinhos, onde as barricas ficavam para envelhecer certos tipos de vinhos antes de descerem para as caves localizadas no andar inferior. Hoje em dia é utilizado apenas para eventos, como casamentos, formaturas, etc... O galpão é imenso, com algumas barricas antigas de decoração, e dá para imaginar um evento desses por lá, deve ficar lindo mesmo !
     Ali, no meio do espaço, estava estrategicamente posicionado uma barrica de carvalho com outro vinho para degustarmos, um tinto Petit Verdot Gran Reserva 2013. Um vinho mais do delicioso.
Santa Carolina
Galpão de Eventos
2ª Degustação
3ª Degustação
     Degustamos esse vinho delicioso e descemos as escadas para conhecer a cave do subterrâneo, localizada ali mesmo embaixo do galpão. Lá embaixo continha centenas de barris de envelhecimento dos vinhos naquele ambiente super agradável que toda cave tem. Em alguns lugares dela encontramos até cadeiras e mesas onde antigamente eram usadas pelos fundadores da vinícola.

      No meio das explicações, seguimos pela cave até um túnel comprido, com um corredor de barricas de carvalho. No final, atrás de um portão de grades e o símbolo da Santa Carolina, estava outra barrica com nosso último vinho de degustação, um Carbenet Sauvignon Reserva de Família, um dos vinhos mais TOP da vinícola, e simplesmente maravilhoso.

     Terminada a desgustação naquele local único, acompanhada com um delicioso bate-papo com todos e com a guia, esta nos levou de volta para fora e abriu a loja da vinícola para nós. A loja não é muito grande, mas muito bem decorada e caprichada em termos de itens. Lá, fomos presenteados com uma sacolinha contendo 2 vinhos Estrela de Oro, Carbenet Sauvignon Reserva 2015 de 375ml cada ! 
     Fiquei também impressionado com o preço dos vinhos. Os Reserva de Família custavam $10.500 (R$ 50,00) ! Levei logo 3 garrafas para casa (2 Carmenére e 1 Carbenet Sauvignon), além de mais 2 lindas taças com a marca da vinícola.



Conclusão 

   O que gostei:

  •      Preço dos vinhos excelentes !
  •      Guia excelente, simpática
  •      Tour com um toque mais privado, um jeito mais particular
   O que não gostei:

  •       Não visitamos a produção, somente partes históricas, não vimos os tonéis de inox, linhas de engarrafamento, rotulagem, etc. Uma pena.


   Total dos Gastos (Tour, Vinhos e Taças): $ 65.910 (R$ 315,00)

Jardim
Jardim Interno
Sala do Casarão
Sala de Reuniões
Palmeira
Jardim Interno
Santa Carolina
Entrada para as Caves
Caves
Descanso nas caves
Caves
Degustação