28 de janeiro de 2019

Dia 4: GramadoZoo, LagoNegro, Grande Desfile de Natal

Academia ! Claro !
     Um lindo dia em Gramado. Muito sol e calor. Acordamos, ops, acordei cedo e fui para a academia, é claro. Todo mundo ficou dormindo até tarde....

Depois de finalmente todos acordarem, praticamente na  marra" e quase 10 horas da manhã fomos para o super animado café da manhã, onde o Topete estava lá com roupas de papai noel e fazendo a alegria da criançada. Claro que Bia adorou !

Na entrada do restaurante estava uma dupla tocando músicas em um violino e teclado. Gabriel aproveitou e sentou-se no teclado para tocar umas músicas também, e foi bem aplaudido ! É isso aí !

Topete no Café
Música no Café

GramadoZoo

Partimos para nossa primeira parada, o Zoológico de Gramado. Fica um pouco afastado da cidade, tem que ir de carro, mas não é tão longe assim. Os ingressos eu comprei pela internet através de um site de cupons e me custou a metade do preço praticado no local (ainda tive que entrar na fila para trocar o cupom por ingresso) e o estacionamento (de brita e sem proteção do sol) é pago, mesmo não tendo nada por perto para concorrer (R$ 10,00).
     Vale a pena deixar um alerta aqui: existe um parque perto do Zoológico chamado Parque Gaúcho, e a mesma empresa administra ambos. Eu não tinha o mínimo interesse (nem tempo) em visitar o Parque Gaúcho, mas mesmo assim a gente não pode comprar ingresso apenas para um dos parques, somente para os dois (venda casada), e não é barato, nesta época o ingresso custava R$ 66,00 por pessoa. Como já estava lá, e havia comprado os ingressos pela internet, entramos, mas acho que isso devia ser denunciado e investigado.
     O Zoológico de Gramado é bem interessante, ele é em formato circular, então você sai pelo mesmo lugar que entra depois de ter visitado ele todo. Também é muito bem cuidado e limpo, sem sujeiras no chão e o caminho sem partes quebradas ou mal cuidadas.
     Entramos e, depois de um breve vídeo, chegamos em um viveiro de aves, área grande e todas  elas soltas. O caminho passa bem no meio do viveiro e algumas aves, como araras e tucanos estão ali do lado preparadas para serem fotografadas.

Saindo do viveiro, entramos em outras áreas com diversos animais, como macacos, onças, leopardos, etc... não existem animais como elefantes e girafas por lá. os lugares que eles ficam são separados de nós por uma parede de vidro, e normalmente dentro de uma "gruta", então é muito mais fácil vê-los. Infelizmente, não sei porque foi o horário que fomos, a maioria desses animais estava descansando ou dormindo, mesmo que visíveis ou perto do vidro, mas estavam deitados.
     O passeio foi até rápido, deve ter durado por volta de 1h e 30minutos. Saímos de lá e fomos almoçar na cidade.

Família D'Lubenow

Saindo do Zoo, fomos almoçar. O local escolhido foi o restaurante no centro chamado Família D'Lubenow. Achei este restaurante em um site de cupons com uma super promoção no Black Friday:
Sequência de Almoço com 7 Pratos Diferentes Servidos À VONTADE de R$54 por SÓ R$19,90!

Não dá para perder uma promoção dessas, não é ? Pois bem, digo que perderia com prazer, mas deixa eu explicar primeiro.

Multidão
     O restaurante fica no centro, do lado da famosa Rua Torta. Como por lá é impossível estacionar, demos a volta e estacionamos no início da rua em direção ao nosso hotel. Andamos uns 200m até chegar no restaurante e já eram mais ou menos 13:00h. Me espantei quando chegamos lá, uma multidão se formava na porta do restaurante, muita gente mesmo e desanimei na hora. Deixamos nosso nome na lista de espera e ficamos ali na grama e no calor esperando nossa vez.
     A previsão não era nada boa, quase desisti, mas Cris insistiu em ficar esperando. Para passar o tempo e o calor, dei uma volta com a Bia descendo pela Rua Torta até a rua de baixo, achamos uma loja de açaí e tomamos um pequeno enquanto voltávamos para o restaurante. Não estava nada fácil com aquele calor !

Esperamos na fila por mais ou menos 1h e 30m, quando entramos, pedimos logo bebidas e nosso almoço. O restaurante é uma antiga casa transformada em restaurante, as mesas são meio apertadas, mas com espaço suficiente. Fomos muito bem atendidos, mas os garçons (e os proprietários, imagino) estavam bem agitados e apressados com a superlotação. O banheiro, embora limpo, era velho e quando precisei levar a Bia, até água faltou no vaso sanitário.

Família D'Lubenow
     Agora, o que mais me deixou triste foi o almoço em si. Quando você lê o título na promoção: "Sequência de 7 pratos quentes....", imagina igual à sequência de fondue, vindo um prato diferente de casa vez, mas não é isso que é por lá, deixaram em cima da mesa diversos potes (daqueles de metal) contendo várias opções: arroz, polenta frita, carnes, feijão, salada, arroz "colorido" e macarrão. Já contou quantos vieram ? Sete ! Isso mesmo, essa é a "sequência" de 7 pratos quentes ! Quase não acreditei !
     A comida estava até gostosa, mas não tinha nada demais. As carnes eram variadas, entre suína e bovina, pedi frango para a Bia mas não tinha. Picles demais na salada e poucas folhas. Acho que fiquei tão decepcionado que nem me lembrei de pedir mais. Só o que nos restava era comer logo para continuar nossos passeios. No almoço também estava incluída uma sobremesa, e a única opção era um sagu de vinho com creme, típico do Sul e que eu adoro.

Lago Negro

Como o dia estava lindo, decidimos dar uma passada no Lago Negro, pois no primeiro dia não pudemos ir por causa da chuva. Chegamos lá e o local estava entupido, muito cheio mesmo, tive que deixar Cris, Gabriel e Bia na frente para procurar vaga sozinho antes que a Bia dormisse no carro (ela estava cansada, e se dormisse, não ia aproveitar o pedalinho) e estacionei o carro do outro lado do lago!

Pedalinho no Lago Negro

Cheguei lá e Cris já estava na fila do pedalinho. Apesar da multidão, a fila estava andando rápido e logo entramos. Cris resolveu ficar de fora, pois Bia queria muito andar no pedalinho de Cisne, e neste só podiam ir 3 pessoas. Não demorou muito para pegarmos nosso Cisne e passeamos por todo o lago. O tempo é de 20 minutos de pedalinho, um passeio muito prazeroso e bem família.

Lago Negro

Grande Desfile de Natal

À noite, pegamos o carro e fomos para um dos eventos pagos do Natal Luz: O Grande Desfile de Natal, que acontece no parque de exposições ExpoGramado. Paramos o carro no estacionamento interno (pago),

Em 2014 nós fomos ver esse desfile, mas muita coisa mudou desde lá. Na época, estava muito cheio e estacionamos fora, e o ExpoGramado era aberto nas extremidades e fecharam na saída do desfile, antigamente dava para ver uma enorme araucária lá fora, que era devidamente iluminava e era um espetáculo a parte. A entrada também era mais simples, podíamos entrar por outros pontos, mas dessa vez existe uma entrada/saída somente, e achei isso um ponto muito ruim, pois a porta é única e não é muito grande, complicando muito a saída quando o desfile acaba.

O desfile em si é muito lindo, tudo feito com muita alegria e muito capricho. Os participantes se preparam muito bem para o desfile, e encanta todo mundo. O que me surpreendeu foi que eu achei que fosse ver o mesmo desfile que havia visto anteriormente, mas foi um totalmente diferente, com outros carros alegóricos, outro tema. Só alguns personagens do desfile fora iguais. Adoramos o desfile e foi ótimo revê-lo !

Casa da Velha Bruxa

Esse lanchonete é uma de nossas preferidas em Gramado. A conhecemos desde nossa lua de mel. Está localizada na Borges de Medeiros, bem perto da Rua Coberta. É uma excelente lanchonete que vende lanche maravilhosos e caprichados. Foi mudando um pouco com os anos, mas continua praticamente a mesma desde que a conhecemos.
     Todo mundo lá é super gentil e prestativo, o cardápio bem variado, embora não tenha muitas coisas Fitness. Os lanches parecem de ITU e o preço razoáveis.

Passamos por lá depois do Grande Desfile e Natal para fazer um lanche. Estava cheio e tivemos que ficar na lista de espera. Enquanto nossa vez não chegava, fiquei por ali tirando fotos da Bia nas lojas e nos enfeites de natal por perto.

Não demorou muito para entrarmos. Nosso lanche foi delicioso (deixei a dieta de lado dessa vez) e muito, mas muito volumoso, como sempre. Cris pediu um Waffles, Gabriel um Salgado e eu pedi uma Torrada (veja as fotos), e todos dispensam comentários, basta ver as fotos para sentir como é o nível dessa lanchonete.

Quando for a Gramado, faça um lanche lá e confira !