8 de janeiro de 2022

Brasília: Torre de TV e Fonte


        A torre de TV de Brasília está linda ! 

        Se você está visitando Brasília, não deixe de subir na Torre de TV e ver a cidade de cima ! 

     A Torre de TV de Brasília ocupa o ponto central do Plano Piloto, bem no meio do Eixo Monumental. Este sempre foi um ponto turístico clássico de Brasília, mas sempre foi muito negligenciado. 

        Antigamente havia uma feirinha (a famosa feirinha da Torre) ali bem embaixo dela, com muitas
bancas, era um labirinto, muito artesanato, comidas, móveis, etc... ocupava toda a área embaixo da torre. Me lembro que ali também muitos iam com o intuito de praticar arte, e sempre tinha um rapaz que fazia o famoso papel do "sombra", vestido com o tradicional traje listrado (
Pantomima) que seguia as pessoas que passavam distraídas por lá. Adorava ficar vendo as cenas. 


    

    Em 2014 foi inaugurada a nova feira da torre, que hoje ocupa uma grande área atrás dela, com uma estrutura mais organizada, lojas mais padronizadas, área de alimentação, etc... com a construção dela, fizeram também escadas rolantes e um elevador para os turistas terem acesso à base da Torre de TV (embora às vezes ficam estragados, é bom verificar).  A nova feira da torre liberou todo o espaço da base da torre para outras atividades, mas costuma ficar sempre livre ali embaixo.


Elevador e Plataforma


    

Elevadores
    Uma das coisas a se fazer na Torre de TV é subir na plataforma superior dela. O acesso à plataforma é feito por elevadores na base dela. Por muito tempo esses elevadores foram negligenciados, ficando velhos e feios por falta de manutenção. 

        Mas da última vez que fui (essa das fotos desta postagem), fui surpreendido ! Fiquei sabendo que no ano de 2020, através de uma parceria com o BRB (Banco de Brasília) que está tomando conta de muitos lugares (turísticos e não turísticos) daqui, tudo ali foi reformado ! Os elevadores agora estão novinhos, portas, interior, tudo novo !

        Para subir também estava tudo muito organizado, com 2 pessoas fazendo um cadastro mediante apresentação de documentos para os maiores e apenas cadastrando as crianças. No elevador, que como falei está novinho, senti falta era do rapaz que normalmente explicava para quem subia sobre a história da torre, sua construção, suas características, etc...

Torre de TV

           Lá de cima você tem visão de toda a cidade, e até algumas das cidades satélites, pontos turísticos, etc.. Procura saber dos horários antes de ir, normalmente não abre nas segundas-feiras, e também o horário varia para o final de semana.



Torre de TV
Torre de TV
Torre de TV

Torre de TV
Torre de TV
Torre de TV
Torre de TV
Torre de TV


Restaurante

        A Torre de TV tem uma área fechada, um Mezanino entre o chão e a plataforma. Esta área já foi muito utilizada, ficou abandonada por um bom tempo mas voltou novamente a ser utilizada ppr restaurantes, lanchonete, museu, etc...

        É sempre bom verificar antes de ir se existe algum evento ou se o restaurante ainda está funcionando, principalmente nesta pandemia onde tudo parou, algumas coisas mudaram por lá. Na época desse artigo, existe um restaurante chamado Mezanino que faz shows no local. É muito melhor procurar ver se ainda estão funcionando quando você for. Qualquer outra informação eu eu tiver eu atualizo esta página.


Fonte da Torre de TV


      Outro ponto para passear por lá é a famos Fonte da Torre de TV. Esta fonte fica bem em frente à ela, é bem grande e tem um horário de funcionamento também. Na época da seca ou quando os reservatórios da cidade estão críticos, a fonte tem horários específicos para ser ligada, para que não gaste muita água ou energia. 

    

Fonte da Torre
    Ela é sempre linda, mas à noite ela é iluminada e se transforma em um espetáculo especial. Vale a pena ir nos dois horários. Por lá sempre tem um vendedor ambulante, seja de picolé, pipoca ou batata. Em algumas épocas do ano os dois estacionamentos laterais também ficam montadas barracas de lanches, normalmente são barracas de pastéis, crepes, aracajé, etc... 

Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre
Fonte da Torre




Nenhum comentário:

Postar um comentário