Passeio de Maria Fumaça


Este foi um dos passeios mais prazerosos que já participei. Recomendo logo de cara a quem for a Gramado ou redondezas experimentar. Passeio familiar, simples, daquele que renova a alma.

Fizemos esse passeio de Maria Fumaça em 2010, e ele foi organizado pela empresa que contratamos para fazer um Tour da Uva e do Vinho, e foi ela que comprou as passagens. Portanto, fica difícil eu dar dicas de como adquirir, mas procurando na Internet dá para reservar diretamente com a empresa que cuida dessa atração, a Giordani Turismo.

O passeio de Maria Fumaça começou na cidade de Bento Gonçalves (pode fazer ao contrário também, começando em Carlos Barbosa), onde você é recebido com muita alegria pelos anfitriões na estação ferroviária antiga. Lá você embarca no vagão, o trem todo é muito bem conservado em toda sua originalidade. Ainda na estação alguns grupos fazem apresentações ou cantorias, e junto à plataforma colocam caixas com vinho e suco de uva integral para os participantes do passeio. Na época não bebia vinho ainda, então infelizmente não posso dar minha opinião quanto a isso, pois fui no suco de uva mesmo.

Depois que todos entram no vagão e se acomodam, o trem começa sua jornada de 2 horas até Carlos Barbosa, com uma parada em Garibaldi. É aí que começa algo que eu não esperava, dentro do vagão começam a passar apresentações folclóricas ! Primeiro veio um senhor com uma sanfona tocando músicas regionais e folclóricas, quando ele foi embora, vieram atores e fizeram um teatrinho, ali mesmo no corredor do vagão. Depois, vieram um grupo com músicos e dançarinas, tocando e dançando músicas folclóricas, e até eu fui chamado para dança no meio!

Que experiência deliciosa essa. Muito agradável e familiar, e é muito legal que acabamos que no final do passeio passamos a conhecer histórias da região, danças regionais, e até piadas. Foram várias apresentações até o nosso destino final.

Em Garibaldi o trem faz uma parada para os passageiros esticarem as pernas e também tomarem mais um pouco de vinho ou suco. Nesta parada podemos também tirar várias fotos na locomotiva e em alguns equipamentos nos arredores.

Em pouco tempo, estamos novamente nos trilhos rumo à cidade final, com mais apresentações. É claro que sempre sobra tempo para apreciar a paisagem, tão bonita e verde.


Chegando em Carlos Barbosa na estação ainda encontramos uma senhora de linda voz cantando músicas líricas que encantam nossos ouvidos, nos despedindo desse passeio de tão alto astral e alegria. De lá, nossa van já nos esperava para continuar nosso Tour.

Para quem vai sozinho (digo, sem empresas de turismo), existe ônibus pago à parte para retornar a Bento Gonçalves, então sugiro se informar junto à empresa turística da Maria Fumaça sobre como pegar tais ônibus, horários, preços, etc...

Deixo aqui para você várias fotos desse passeio e um pequeno vídeo que fiz no dia.