Pousada dos Pireneus


Desta vez que fomos visitar Pirenópolis foi em novembro de 2013. Nesta oportunidade ficamos hospedados por 3 dias, um final de semana, no Hotel Pousada dos Pireneus, um conhecido hotel que fica no centro da cidade, de fácil acesso e perto de diversas atrações.

1º DIA - CHEGADA

     Chegamos lá depois do almoço, mortos de fome, deixamos as malas no hotel e fomos direto para o restaurante que mais gostamos de ir: A Pensão do Padre Rosa. Infelizmente o restaurante estava fechado, pois era ainda dia de semana em baixa temporada, então fomos para a Rua das Artes, escolhemos um restaurante com um cardápio que agradasse e almoçamos lá mesmo. 

Voltamos então para o hotel e fomos conhecer o local. Ẽ um hotel muito bonito, com os apartamentos em sobrados de 2 andares, todos coloridos. São bem confortáveis e ao mesmo tempo rústico. As dependências do hotel são excelentes, possuem uma piscina grande, com um pequeno Rio da Preguiça que a contorna, além de uma piscina aquecida, sauna, restaurante, salão de jogos, etc... Aproveitamos o resto da tarde para ficar na piscina e observar os cavalinhos que estavam em um curral ali perto.

     À noite, fomos jantar no restaurante do hotel e foi muito agradável. O buffet era caprichado, muitas opções de pratos, entre carnes, saladas, sopas e outros. Havia também uma estação de massas e outra de saladas, dessas com uma pessoa que prepara sua massa ou sua salada na hora para você ! Muito caprichado. A mesa de sobremesas também estava um show! A Cris que aproveitou ! Eu aproveitei também e pedi um vinho para acompanhar o jantar, mas acabei pedindo um nacional muito ruim que me deixou tonto na segunda taça !

     Para complementar o jantar maravilhoso, o hotel promoveu uma noite com várias apresentações de dança do ventre, que foi um sucesso !

2º DIA - CACHOEIRAS BOM SUCESSO

    O passeio principal de Pirenópolis são as cachoeiras, então partimos logo para a nossa primeira, as cachoeiras Bom Sucesso. A entrada destas cachoeiras encontra-se em uma pequena fazenda e paga-se uma taxa para entrar. 

     A trilha é longa, mas tranquila (pelo menos para as primeiras), e com apenas alguns minutos você já chega nas que estão mais baixas. São várias cachoeiras nesta trilha. Não me animei entrar nessas primeiras, pois depois ficaria muito molhado para continuar nas principais, então continuamos a caminhada.

     Continuamos subindo até as duas mais altas, e aí eu resolvi realmente aproveitar e entrei. A Água gelada e ao mesmo tempo tão refrescante... uma delícia ! Dá vontade de ficar por um bom tempo lá. Cris não entrou, mas eu e Gabriel aproveitamos muito essa cachoeira. Ela não é muito alta, mas a piscina que se forma é muito boa, tem uma descida que a torna fácil de entrar e sair, sua água é limpa e profunda. O acesso para a parte mais alta é mais complicado, você tem que escalar algumas pedras íngremes,

     Deixo para você visitante várias fotos de nossa aventura na Bom Sucesso:

Pensão do Padre Rosa

     Esses passeios e trilhas sempre dão muita fome, mesmo fazendo um lanche, então, saindo de lá, fomos direto almoçar na Pensão do Padre Rosa (atualmente, fechado permanentemente). 

     Este restaurante é nosso preferido de Pirenópolis, fica no centro, não fica na rua das artes. Também não é um restaurante sofisticado, pelo contrário, é bem simples e até os lugares não são muitos, mas consegue acomodar muitas pessoas. O esquema é buffet, come-se à vontade e o tipo de comida é a típica goiana, sempre acompanhada com uma boa música ao vivo. Sempre que vou lá eu aproveito para comer um arroz com pequi, também típico goiano, que acho delicioso e me faz lembrar quando minha mãe fazia lá em casa.

     O balcão de sobremesas então nem se fala, são inúmeras as opções de doces, mas eu sempre acabo ficando no padrão mineiro: quejo minas com doce de leite ou goiabada. É claro que aproveito para provar os vários tipos de doce de leite que tem.

Ah, só um detalhe: você pode voltar lá até as 17:00 para comer novamente sem precisar pagar de novo !

     Voltamos então para o hotel para aproveitarmos o que ele tinha para oferecer. Passeamos por ele todo, tirando muitas fotos, pois tudo lá é muito bonito e conservado. Gabriel foi então participar do Arvorismo oferecido pelo hotel, e até eu aproveitei para fazer também ! Muito legal !

     Existe somente uma opção de lazer do hotel que não gostei, que é a cavalgada. Eles ofecerem, mas  o cavalo fica somente dentro da pousada, no quintal, puxado pelo funcionário. É mais um passeio para crianças que não sabem andar. O que eu sugiro e fazer o que fizemos e descrevo logo abaixo.

Passeio a Cavalo

      O dia não tinha acabado ainda ! Para finalizar contratamos uma cavalgada no fim do dia. Existem várias pessoas que fazem esta cavalgada em pirenópolis e também existem algumas rotas já definidas que você pode escolher. Contratamos um rapaz que foi indicado na recepção do hotel e acho que acertamos na escolha.

     Nos encontramos com ele em um ponto que ele definiu, muito fácil de chegar e perto do hotel no final do dia, às 18:30. O rapaz apareceu logo depois e começou a preparar os cavalos. 

     Começamos a cavalgada mais ou menos às 18:50 em direção a um morro ali perto, sempre pela estrada de terra, o sol estava se pondo e nossos cavalos eram ótimos, respondiam bem aos comandos e eram bem mansos.

      Muito gostosa a subida, chegamos ao topo do Morro do Frota às 19:20, ou seja, meia hora de subida. Lá apreciamos a vista da cidade toda (foto do início da página) e esperamos um pouco até as luzes da cidade se acenderem. Nosso guia também contou várias histórias sobre a cidade e os lugares que observamos.

     Nossa descida começou, mas desta vez já estava escuro, um breu. Nossos cavalinhos corajosos seguiam o guia e voltamos parte pela estrada de terra e parte do caminho pegamos alguns atalhos por dentro de mata fechada, e isso foi bem interessante.

      Um delicioso passeio. Recomendo a todos fazerem um passeio desses em Pirenópolis

Jantar

      Chegando no hotel, tomamos um bom banho e fomos jantar. Nesta noite outra preparação foi feita no restaurante, dessa vez era uma noite italiana, com pratos típicos da itátlia, muita massa, é claro, e para completar, colocaram música ao vivo e apresentações de danças italianas para os presentes. 

     Mais uma noite super agradável com boa comida em Pirenópolis !

 Ainda aproveitando a noite que estava muito boa, saí para tirar umas fotos do hotel:

3º DIA -VOLTA PARA CASA

     Neste último dia não fizemos muito, apenas aproveitamos o pouco da piscinas e das facilidades do hotel enquanto a Cris arrumava as malas dela e voltamos para casa renovados de um final de semana maravilhoso em Família.

E aqui vai um vídeo resumo do passeio de fim de semana: