Gramado na Páscoa

Passamos uma semana antes da Páscoa em Bento Gonçalves e Gramado em 2022.

Gramado nesta época também oferece eventos bem legais para os visitantes, assim como o Natal Luz, temos uma programação de páscoa especial. Ao meu ver, a programação de páscoa não é tão caprichada como a do Natal, que fica por meses funcionando, mas nem por isso fica atrás, são vários eventos programados. É uma pena que não consegui conhecer todos devido não só à programação da viagem, mas também por causa do clima e do tempo para conciliar os eventos com os passeios.

Clima

Nesta época do ano o clima em Gramado é muito INSTÁVEL. Nesta semana que passamos choveu alguns dias, fez sol em outros, e alguns dias começou com sol e terminou com chuva. Assim é Gramado nesta época do ano.

Fez muito frio também, chegando a menos de 10º nas noites, mas não tanto como no inverno, é claro. Mesmo assim, é bom levar para lá um bom casaco, segunda pele, gorro e luvas, principalmente se você é friorento(a).

Eventos

São diversos eventos oferecidos através do site oficial Pascoa em Gramado. As informações lá são quase completas, mas é necessário entrar no FAQ para ter maiores informações sobre cada evento, preço, etc...

Mas é bom verificar cada um, pois muitos são pagos, e não são baratos. Existem aqueles de graça, como a parada de Páscoa na rua Borges de Medeiros, que perdemos porque, quando fomos, nossa programação não deixou estarmos na cidade no dia que estava ocorrendo (teoricamente), além do tempo não ter ajudado, pois se chover creio não ter a Parada.

Muitos eventos acontecem na Rua Coberta, outros acontecem na Vila de Páscoa como teatros e visita na Casa do Coelho (pago) e uma parada de Páscoa semelhante ao Grande Desfile de Natal, acontece no ExpoGramado. Este último, para se ter uma ideia, estava custando R$ 160 por pessoa (inteira) nesta época.

Lotação da Cidade

Na semana que ficamos por lá senti que a cidade estava tranquila, alguns parques que fomos estavam particularmente vazios, mas na quinta-feira, véspera do feriado vi como a cidade começou a encher MUITO, não parava de chegar gente no hotel. Como na sexta fiquei com o Gabriel no ExceedGames, não consegui perceber a diferença, a não ser à noite quando saímos para jantar, pois não fomos nem no centro e já não dava para andar direito, a cidade estava fervilhando, os restaurantes lotados.

No dia da volta para o aeroporto, o trânsito da cidade estava caótico, tudo parado, a estrada estava com uma fila imensa. Felizmente, eu peguei contra-fluxo. Cris ainda queria ir no centro para ir a uma chocolateria comprar presentes, mas ficamos em uma longe de lá, e foi a melhor decisão.