O Mussulo Resort

O Mussulo é um excelente hotel, mas como todo hotel ele possui características boas e também seus defeitos. Tentarei aqui dividir algumas áreas para avaliá-las separadamente, assim fica mais fácil o leitor tirar suas próprias conclusões:

ATENDIMENTO / SERVIÇOS

Estou colocando este item em primeiro lugar, pois este é o ponto forte do hotel. Desde antes mesmo do início da viagem eu fui muito bem atendido por e-mail, quando contactei o hotel para solicitar berço, tirar dúvidas sobre a alimentação da Bia e também solicitar um bolo de aniversário para mim. Foram muito solícitos, apesar de não aceitarem entrada de comida de fora, ofereceram (e colocaram) até um microondas no meu bangalô, sem custo.

No hotel não foi nada diferente. O atendimento é excepcional, você é tratado com muita atenção e educação, e eles fazem o máximo para atendê-lo o melhor possível. Não tive problema nenhum em resolver qualquer questão que precisava ser resolvida.

No Mussulo eu me senti extremamente à vontade com o staff.

PRAIA

O hotel possui ponto de apio na praia, parece ser muito bom, é grande, mas estava em reforma quando fomos. Ficamos na Pousada das Conchas, uma parceria que o Mussulo fez enquanto estão em reforma. Não sei se atrapalhou, mas o que posso dizer é que a praia é perigosa, não é aconselhável o mergulho, e não tinha nenhuma barraca de sol na praia, estava deserta. Ficamos nas cadeiras na pousada que fica um nível acima da praia, em cima de um morro. A praia assim ficou sem graça, nem parecia que estávamos lá. O hotel servia todos com os petiscos e bebidas padrões deles.

ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

Boa, algumas faltas, repetição, mas nada grave.

Chá das 5 é legal, mas muito fraco. Apenas uns bolos e pães, refri, iogurte e a máquina de café. Já fomos em hotéis que não era all inclusive e com chá das 5 muito melhores, atendimento com tapioca e tudo mais.

Vinho somente miolo seleções. Muito enjoativo, Brut que não parece Brut. Podia ter outras opções.

Servem petiscos e drinks na piscina e na praia !

PISCINA

O Mussulo possui uma grande piscina, dividida em 3 partes:

  • Uma bem rasa, para as criancinhas,

  • Uma de uma profundidade média (mais ou menos 1,60m)

  • Outra mais funda (cerca de 1,70m).

A piscina sempre esteve muito bem cuidada nos dias que estive lá, e fica aberta até certa hora da noite (que não me lembro). O que eu acho que falta na área da piscina são brinquedos para as crianças, como escorregadores ou estátuas. Não estou dizendo que deveria ter um super parque aquático, mas alguns brinquedos aquáticos são muito "bem vindos" para as crianças.

ANIMAÇÃO

A equipe de animação infantil é outro ponto forte que notei no hotel. Desde cedinho no café da Manhã as crianças já estão se concentrando com a equipe para o início das atividades, e eles ficam com elas até à noite, com diversas atividades, liberando os pais para aproveitarem também suas férias com mais tranquilidade. Eu mesmo fui recebido pela criançada no jantar do dia do meu aniversário, que me entregaram o bolo e cantaram parabéns !

O que acho que poderia melhorar, apesar de eu não participar porque estava com neném é a animação para os adultos. Foram poucas vezes que vi o pessoal com os adultos, os dias que mais vi foram no final de semana quando o hotel encheu mais.

RESTAURANTES / ALIMENTAÇÃO

Esta área é bem complexa de se avaliar, mas vamos tentar. O hotel possui apenas 1 restaurante e 2 bares.

Restaurante Rio Zaire

Como foi dito, é o único restaurante do hotel. Possui um grande espaço para comportar muitas pessoas, e funciona até mais ou menos às 22:00. O ambiente sempre esteve muito limpo e o staff sempre foi muito atencioso. Como o esquema do hotel é All Inclusive, você pode comer à vontade, as bebidas são também servidas à vontade, sendo que as alcoólicas somente nacionais.


A comida sempre estava muito gostosa e muito variada, com saladas, peixe, carne e outros, boa para agradar todos os gostos. Todo dia é organizado um almoço ou jantar temático, mas nem sempre a comida fica "atada" ao tema.

O que eu senti muita falta foi de alguma atração. Como o hotel é bem afastado de tudo, você fica "preso" ao que ele oferece. O hotel poderia, pelo menos no jantar, colocar alguma atração relativa à noite temática apresentada. Por exemplo, na noite italiana, uma apresentação de danças italianas, no tema árabe, uma apresentação de dança do ventre, num jantar baiano, apresentação da cultura baiana, etc... isso tornaria muito mais agradável e muito mais interessante a estadia. Como postarei futuramente, hotéis menores aqui de Pirenópolis oferecem tais eventos e os jantares são extremamente prazerosos.

Bar Namibe

É um bar que fica perto do restaurante, e funciona duas vezes por dia. Às 17:00 ele abre para o café das cinco, onde são colocadas algumas gulodices (normalmente umas 3, como bolos e biscoitos), café, iorgurte, suco e refrigerante. Esse chá das 5 é bom, mas poderia ser mais caprichado e mais "bem cuidado" por vezes não tinha ninguém para repor a comida, sem contar que a variedade era pouca. Com alguns dias no hotel e já fica sem graça.

À noite, normalmente é servido um rodízio de pizzas no forno a gás e às vezes é acompanhada de um show ou Karaokê. Quando tem esses eventos a noite no hotel fica bem melhor (a noite com o show de violão foi perfeita), pois normalmente não tem mais nada para fazer à noite depois do jantar, mas não é todo dia que o Bar Namibe abre.

Bar da Piscina

O bar da piscina atende exclusivamente na piscina e serve petiscos, bebidas e pequenos lanches (como sanduíches) na área da piscina. Não fui "cliente" assíduo do bar, mas a área da piscina poderia ter um reforço no atendimento. Durante boa parte de minha estada no hotel, não havia serviço na área da piscina, precisava ir até o bar para pedir algo. Quando o hotel reforçou por causa do final de semana, ainda assim não foi suficiente e o bar não conseguia atender os pedidos.

OUTRAS INSTALAÇÕES

O hotel possui uma área imensa. Como ele é um resort e afastado da cidade, ele precisa oferecer aos hóspedes diversas instalações para que eles possam passar o dia aproveitando. Nas minhas postagens eu escrevi um pouco sobre cada item do Mussulo, vamos ver cada um aqui:

  • Academia: possui um bom espaço para a academia, porém mau utilizado, com poucos equipamentos e alguns quebrados. Muito espaço sobrando, apenas uma estação de ginástica daqueles que concentram todos os equipamentos, 2 esteiras, 1 bicicleta, 1 cama para levantamento de peso e uma estante com pesos. Uma melhoria na academia poderia fazer uma grande diferença !

  • Brinquedoteca: boa, espaçosa, mas também mau aproveitada. Uma granda área fica fechada com um biombo, que poderia ser instalado um daqueles brinquedos de tubo de 2 andares, com piscina de bolinhas e tudo. O chão poderia ser coberto com um tapete especial para os mais novos.

  • Salão de Jogos: Achei pequeno, tem apenas 1 mesa de pingue-pongue, uma de totó, uma de futebol de disco (que estava quebrada) e mesas para jogos de carta. A mesa de pingue-pongue e totó normalmente ficam cheias e você tem que ficar esperando. Muitas vezes eu desisti de jogar.

  • Quadras: Possui uma quadra poliesportiva e uma quadra de tênis de saibro. Todas muito boas e poderiam ser melhor utilizadas pelos hóspedes. Que tal eventos pela animação ???

  • Sauna: das três vezes que minha esposa tentou ir na sauna ela estava com defeito, não esquentou, então ela desistiu.

  • Parquinho: O parquinho infantil é excelente, amplo, muito espaço para as crianças correr e brincar, com vários brinquedos.

  • Copa de Bebê: a copa de bebê é bem equipada, tem uma geladeira com frutas, potes com cereais e tudo que você precisa para seu neném. Só tem um problema: é longe ! Ela fica atrás do parquinho infantil, isolada. Visto que os bangalôs não tem fogão, ou forno, ela deveria ficar perto deles, e não tão longe. Onde fica hoje ela atende basicamente às mães que estão com os filhos no parquinho.

CONCLUINDO

Na minha opinião, o Mussulo é um bom hotel, com boas estruturas e gastronomia, mas eu aconselharia alguém ir apenas para o final de semana. Por ser muito afastado e não oferecer distrações contínuas aos seus hóspedes, um período longo acaba ficando monótono ou repetitivo, e você praticamente não tem a opção de ir facilmente passear na cidade (muito caro). O hotel se prepara mais para quem passa o fim de semana lá e dá mais atenção.