O Hotel
Turismo

O hotel que ficamos foi o Hotel Turismo, é um hotel intermediário do complexo e fica bem do lado do HotPark (explicarei mais abaixo). O hotel é muito bonito, as instalações são boas, tudo sempre muito limpo e o quarto que ficamos era bem espaçoso.

STAFF E SERVIÇOS

Fui muito em atendido sempre que precisei, todo o staff muito educado e prestativo. Não tive problema com nada por lá em relação a isso. O quarto era limpo todo dia sem falta, sempre que voltávamos na hora do almoço ele já estava limpo e arrumado.

Até o salva-vidas foi muito atencioso ao tratar do machucado que a Bia sofreu ao raspar o pé no chão da piscina do Sapo. Se tinha algum problema, estavam prontos para resolver, sem enrolação.

Possui um restaurante grande e duas piscinas pequenas privativas para os hóspedes com um bar entre ela.

O hotel fica colado no HotPark e oferece transporte com carrinhos de golf por todo o complexo (teoricamente de graça), embora nunca precisamos de nenhum (exceto quando pedimos para ir para a "praia" do cerrado, e queriam nos cobrar R$ 10,00 por pessoa).

O hotel compartilha alguns lugares com os outros hotéis, como o Parque das Fontes (complexo de piscinas só para hóspedes) e o Toldo do Bosque (área para apresentações). Todos falarei mais para frente.

ACADEMIA E SPA

Existe também uma academia e um SPA compartilhados, localizados no Parque das Fontes. Não utilizei o SPA, mas a academia é bem peculiar, construída em um plano mais superior, parece suspensa na mata, muito show! Sempre fui pela manhã, no horário que abre (07:00h) e sempre estava fresca e com pouco movimento.

A academia tem horário de abertura e fechamento, não é 24 horas, os equipamentos são bons e variados (embora já demonstrem sinal de idade e bastante uso), dá para fazer um bom treino com eles e sempre tem um professor disponível para quem quiser.

Possui uma área para exercícios no chão com tapetinhos e bola. Os tapetinhos achei muito moles, mas servem assim mesmo. Ali tem também um bebedouro com copos descartáveis, mas sempre é melhor levar sua garrafinha.

Minha opinião para melhorar é que poderiam colocar (como vejo em diversos outros hotéis) são aquelas toalhinhas para os hóspedes que vão treinar.

RESTAURANTE

O hotel possui um enorme restaurante no térreo. O restaurante sempre esteve muito limpo e arrumado. E o serviço sempre foi muito atencioso.

Tanto o café da manhã quanto o almoço me surpreenderam bastante, sempre havia muita variedade e quantidade, até o final do horário nunca faltou comida. Além disso, todos os dias diversos novos pratos eram oferecidos, além dos tradicionais. O serviço de buffet sempre foi excelente mesmo, não tenho o que reclamar.

Em uma das noites resolvemos jantar no restaurante do hotel, pois não estávamos com vontade de ir para a cidade. O atendimento é A La Carte, e o menu muito bem variado. Pedimos um prato para cada, e posso dizer que o meu estava muito gostoso, e bastante caprichado. Apesar do Restaurante afirmar que era individual, meu prato dava para compartilhar tranquilamente com mais uma pessoa.

Os preços, é claro, são astronômicos, irreais. É pra ir preparado mesmo, mas ainda assim valeu a experiência...

Piscinas Particulares

O Rio Quente Resorts possui diversas áreas privativas e comuns, para hóspedes e visitantes.

Cada hotel tem suas piscinas particulares, e o Hotel turismo possui duas pequenas piscinas, separadas por um bar que fica debaixo, no pilotis do hotel. As piscinas são muito simples mesmo, redondas, uma muito rasa para criancinhas bem novas e a outra um pouco mais funda para os maiores, que possui um bar molhado, mas que, quando fomos, não estava funcionando, e acho que não deve funcionar não. Deve servir sempre como uma bancada para quem quer sentar e conversar nas águas quentes enquanto toma uma bebida pedida no bar ali em frente.

A água é gostosa, quente e limpa, e um salva-vidas está sempre presente no local vigiando a piscina. Esta piscina é apenas para os hóspedes do Hotel Turismo, mas nada impede que outras pessoas entrem nela. Lá é tudo aberto e as unidades são ligadas pelo parque das fontes. Ali também a animação do hotel faz suas gincanas e brincadeiras, com as crianças e os adultos.

ANIMAÇÃO

Sobre a animação, posso dizer que existem dois aspectos principais:

  1. Equipe de animação: infelizmente, como a Bia ainda era muito nova para participar de clubinhos nos hotéis, não consigo me aprofundar muito nesse aspecto. Mas o pouco que tive contato, posso dizer que a equipe lá é muito boa. Existe um espaço (tipo brinquedoteca) para deixar a criança por no máximo 2 horas e também as equipes de animação específicas de acordo com a idade.
    Tive contato com uma das equipes de animação outro dia quando tentei ir no BirdLand com a Bia, e conversei muito com os dois animadores. Foi uma conversa muito legal e outro dia também encontrei com eles fazendo atividades com os adultos. Eles fazem de tudo para entreter o pessoal com brincadeiras, dando inclusive brindes para quem participa. Inclusive eu consegui com eles uma cortesia para o Birdland!
    Existe também um espaço kids próximo à saída para o Parque das Fontes, em frente à piscina infantil do hotel, onde você pode deixar a criança lá sob os cuidados da equipe, mas com um limite de tempo de até 2 horas.

  2. Espetáculos: Toda noite o hotel oferece um espetáculo para os hóspedes, que acontece no Toldo do Bosque, um lugar entre o hotel e o Parque das Fontes. É um local grande, com um palco e muitas cadeiras e uma lanchonete para venda de pipoca e bebidas. Mas é muito bom você chegar bem mais cedo, o espaço lota e tem gente que fica para assistir a apresentação em pé.
    Os espetáculos apresentados são muitíssimo bem feitos, com figurino muito caprichado mesmo e nada improvisado. Dá para ver que foi muito bem ensaiado e programado. Cada dia da semana era algo diferente, e como não passei a semana toda por lá, não pude ver todos. Veja nesta página sobre esses espetáculos.

A Palestra

Como falei lá no início desta postagem, recebemos uma cortesia de 50% de desconto para nossa estadia condicionada a assistirmos uma palestra do hotel, marcada com antecedência. Fomos a esta palestra que era nada mais que uma proposta de venda dos títulos do Clube de Turismo do hotel.

Eles nos pegam no saguão do hotel, levam para um stand onde nos passam uma propaganda sobre o Clube de Turismo e suas dependências e depois nos levam para um salão com diversas mesinhas onde em cada uma tem um vendendor oferecendo os títulos para os "convidados".

E eles são muito insistentes, começam apresentando uma proposta, baseado num suposto cálculo de gastos que você teria se fosse viajar sem utilizar o Clube de Turismo do hotel, onde se você utilizasse o clube sairia muito mais em conta. Se você se recusa a aceitar, começam a dividir os preços e os benefícios até que entre no seu "orçamento", e você não é capaz de acreditar até que ponto esses cortes podem chegar. Mesmo depois de várias vezes mostrarmos decididos que não queríamos comprar o título do clube, chamaram mais 3 pessoas para tentar nos convencer!

Parece realmente coisa de outro mundo, mas eu sou muito conservador e gosto muito mesmo de ter controle sobre minhas viagens. Não gosto de forma alguma ficar preso a uma lista de hotéis que posso ficar, não gosto de ficar tendo que disputar ligações com outros para tentar reservar antes que acabem as cotas, ou até mesmo ter que ficar em um hotel que não ache muito bom ou com boa localização por que não tem o que eu gostaria na lista do clube.

Mais do que isso, não acredito nessas promoções: essa oportunidade é somente para agora. Ou assina agora ou perde. Prefiro perder, se não posso ter um tempo para pensar, analisar a lista de conveniados, hotéis, etc...

PREÇOS ABSURDOS

Como já devem ter percebido, já comentei bastante sobre os preços do hotel. É inacreditável como se adotam a política do absurdo por lá. São preços astronômicos para qualquer produto consumido nas dependências do complexo. Desde os itens mais simples, como uma água até os serviços prestados, como as diversões nos parques (como no BirdLand).

Tudo isso torna a estadia um pouco frustrante. Se você tem dinheiro sobrando e não se importa, tudo bem, mas volta e meia você fica se perguntando por que tem que pagar uma nota preta por itens básicos.

E não é "coisa minha" não, vi muitas pessoas falando do mesmo problema lá. Parece que não sabem quanto é caro ficar hospedado por lá, muitos (se não a maioria) vão à noite na cidade para jantar nos restaurantes de lá, que é até mais agradável e muito mais barato, e você escuta toda hora as pessoas comentando e dando essas dicas no elevador e em outros lugares.

as Diárias

Outra parte irreal são as diárias. Com preços na casa dos R$ 2.000 (por baixo, sendo bem otimista) não entendo como é que o hotel sobrevive, como as pessoas aceitam gastar tanto assim. Fomos na promoção e mesmo assim achamos caro, é o que tínhamos para fazer na época, mas uma viagem assim saiu mais caro que nossa viagem a Maragogi, com All-Inclusive, translado, praia paradisíaca, passeios, etc... tudo é muito irreal. Mas se até hoje o hotel funciona é porque o pessoal aceita, não é ? Não é porque é ruim, muito pelo contrário, é bem legal passar uns dias lá, mas o preço que se paga é que é irreal.

Almoço Meia-Pensão

Nossa estadia era configurada como meia-pensão, normalmente, esse regime de estadia inclui café da manhã e jantar nas diárias, mas esse esquema lá é diferente, a meia-pensão é café da manhã e almoço. Isso gera um enorme problema para quem escolhe, pois na hora do almoço você normalmente está na piscina, ou no parque ou até fazendo um passeio (não que lá tenha lugar para passear), mas o fato é que você não vai parar o que está fazendo para voltar até o hotel para almoçar.

Por exemplo, vamos supor que você está no HotPark com a família e chegou a hora do almoço. Você vai pegar todas as suas coisas, sua família vai abandonar o parque, ir para o hotel tomar um banho para ir almoçar, e depois de almoçar ainda voltar para o parque ? E se tiver fora do hotel ? Vai voltar só para almoçar e abandonar o passeio ?

Acho essa situação péssima, e até reclamamos. O melhor mesmo pelo menos para os hóspedes é café da manhã e jantar. Dessa forma é melhor só para o hotel, que receberá por almoços que já foram pagos na diária.

Minha conclusão

Gostei muito da nossa estadia, mas me senti "frustrado", pois não fiquei à vontade para desfrutar todos os momentos.

Além de tudo, toda hora que passamos pelo saguão do centro do hotel, onde as escadas dos apartamentos se convergem (onde todos descem para ir para as piscinas ou restaurante) somos abordados pela equipe de vendas querendo nos vender os títulos do Clube de turismo.

Foi muito bom conhecer, Bia brincou, adorou, e toda hora fala no Rio Quente, mas para mim, é algo que uma vez já basta. Foi bom conhecer, mas não pretendo repetir (não costumo dizer nunca... pois nunca se sabe, né ?).