PASSEIO DE LANCHA A CARNEIROS

No hotel, contratamos um passeio de lancha para uma linda praia que já conhecíamos quando o Gabriel era pequeno, a praia de Carneiros. O passeio, quase particular (na lancha íamos apenas nós e mais 2 rapazes), saiu de frente ao hotel e fomos direto para a Ilha de Santo Aleixo.

Ilha de Santo Aleixo

A Ilha de Santo Aleixo faz parte da reserva ambiental de Guadalupe. Possui algumas praias frequentadas por turistas, mas a ilha parece até deserta. Mas antes de chegar, no meio do caminho, encontramos 2 navegadoras: 2 tartarugas boiando tranquilamente. Nosso comandante parou a lancha a uma distância segura para observarmos as duas um pouco, antes de seguirmos nosso caminho para a Ilha.

Continuamos então nosso passeio de lancha. Mas antes de entrar nela, pudemos ver um dos esquilos habitantes da ilha, que foram trazidos antigamente por um estrangeiro e morador da ilha. Os esquilos se adaptaram ao nosso clima. Bia adorou ver um esquilo ao vivo, ela nunca tinha visto um.

Banho de Argila

Fomos então em direção ao local onde se faz o banho de argila. Essa é uma argila medicinal, elas possuem vários tipos de argila (com cores diferentes, e que possuem efeitos diferentes no corpo). O local é bem movimentado, mas isolado. Chegando lá, quem quiser fazer a aplicação de argila, uma moça faz a aplicação para você, passando a argila por todo o corpo (não passou na minha careca, acho que não tem argila que faça crescer cabelo, rs...). É de graça, o custo é apenas ouvir a propaganda/explicação da argila e que ela está disponível para compra no local.

Depois de aplicada a argila seca e você pode ficar por quanto tempo quiser, ou aguentar. Aí basta entrar na água para retirá-la. Existem outros produtos similares no local à venda.

Praia de Carneiros

A próxima parada era a tão esperada e consagrada Praia de Carneiros. No caminho, vemos na beira da praia a famosa Capela de São Benedito. Uma linda capela, que antigamente era praticamente isolada da civilização, mas que agora está rodeada por empreendimentos, que na minha opinião, tirou um pouco do charme que era e também dessa parte da viagem. Preferia a igrejinha sem o fundo que tem hoje.

Pouco tempo depois chegamos em Carneiros. Neste momento eu fiquei meio desnorteado. Tentei me localizar e comparar o local pelo que eu me lembrava quando fui anos atrás. Mas lá também tudo estava bem diferente. Parece que o local que conhecíamos estava totalmente diferente, tudo cresceu, não parecia nada com aquela praia paradisíaca meio isolada que eu me lembrava. O restaurante Bora-Bora parece que cresceu tanto que tomou tudo por ali. A praia continua bonita, mas muito movimentada, com jetski e lanchas por todo lado, e uma área com bóias que parece ter sido colocada para os banhistas. Na certa chegou a uma situação que as embarcações estavam atrapalhando o banho das pessoas e resolveram demarcar.

A água ali estava quentinha, uma delícia, mas não posso deixar de externar minha tristeza ao ver esse lugar tão lindo não parecer aquela praia remota, onde as pessoas tem mais dificuldade de chegar e que parece uma praia mais isolada. Mesmo assim não deixa de ser bonita.

O restaurante Bora-Bora, um dos mais conhecidos de lá, está imenso, com uma mega estrutura. Irreconhecível. Minha lembrança de lá era daqueles restaurante de beira de praia, com estrutura um pouco mais rudimentar, que você come com o pé na areia, etc.. Dessa vez ele está parecendo um empreendimento planejado, com "tendas" gigantes de mesas, áreas para lazer das crianças, etc.. Ainda pé na areia, mas nada parecido com o que tinha em mente. Realmente, a estrutura está muito show, mas eu pessoalmente gosto muito é desses restaurantes mais simples quando vou para um lugar desses. Parece que a comida é mais gostosa, não só o gosto, mas a experiência de você ficar no local.

Pedimos nossos pratos, que demoraram muito para chegar, o restaurante estava muito movimentado nesse dia. Mas, depois de alguma insistência, os pratos vieram caprichados e muito gostosos.

Saindo de lá, voltamos direto para o hotel, cansados, barriga cheia, todos calados só curtindo a paisagem e o balanço do mar....