Pontos Turísticos

Os pontos turísticos listados abaixo não refletem todos os pontos existentes em Nova Iorque, mas sim aqueles que pretendímos visitar em nossa viagem. Listar todos seria muito extenso. As informações foram recuperadas de sites da internet, principalmente Wikipédia, e estão descritas apenas o essencial de cada, meramente como curiosidade.

ESTÁTUA DA LIBERDADE

A Estátua da Liberdade, cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo, é um monumento inaugurado em 28 de outubro de 1886, construído na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova Iorque.

     A estátua, que tem altura total 92,9m, sendo 46,9m correspondendo à altura da base e 46m à altura da estátua propriamente dita, foi um presente dado por Napoleão III, como uma forma de premiação aos Estados Unidos, após uma vitória em batalha travada contra a Inglaterra.

O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a ideia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos necessários para que, em 1875, a equipe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua de dimensões colossais.

O projeto sofreu vários atrasos porque naquela época não era conveniente do ponto de vista político que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, revitalizou-se a ideia dum presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - uma ilhota na baía de Nova Iorque, posteriormente chamada Ilha da Liberdade (batizada oficialmente como Liberty Island em 1956).

     Cheio de entusiasmo, Bartholdi levou avante seus planos para uma imponente estátua. Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo. Isto, talvez, não era uma grande surpresa, visto ele ser maçom4 . Segundo os iluministas, por meio desta foi dado "sabedoria" nos ideais da Revolução Francesa. O presente monumental foi, portanto, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses na sua revolução, em 1789.

     A estátua foi montada em solo francês e ficou pronta em 1884, sendo então desmontada e enviada para os Estados Unidos em navios, para ser remontada em seu lugar definitivo. A construção do pedestal que serve como base do monumento ficou a cargo dos norte-americanos. Em 28 de outubro de 1886, milhares de pessoas acompanharam a cerimônia de inauguração do monumento .

     Cromolitógrafo da Currier & Ives publicado um ano antes da estátua ser erguida. Manhattan e a Ponte do Brooklyn são vistas em segundo plano.

     Funcionou como farol de 1886 a 1902, tendo sido pioneiro na utilização elétrica dentre os faróis, tendo em vista que até então utilizavam-se tochas no lugar de lâmpadas elétricas.

     Inicialmente os visitantes podiam subir por escadas até a tocha da estátua, entretanto, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, houve um ato de sabotagem coordenado pelo governo alemão que danificou a tocha e um pedaço do vestido da estátua. Após o episódio, que ficou conhecido como "explosão Black Tom", não foi mais permitida a visitação da tocha.

EMPIRE STATE BUILDING

O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares de estilo Art déco localizado na intersecção da 5ª Avenida com a West 34th Street na cidade de Nova York. Seu nome deriva do apelido do estado de Nova York. Foi considerada uma das estruturas mais altas do mundo por mais de quarenta anos, desde a sua conclusão em 1931 até que a construção da Torre Norte do World Trade Center foi concluída em 1972. Ele possui 365 mil toneladas e 73 elevadores. As luzes mudam de acordo com o dia e datas comemorativas.

     A abertura do edifício coincidiu com a Grande Depressão dos Estados Unidos, e como resultado muitos de seus escritórios não foram alugados. Em seu primeiro ano de funcionamento, o deck de observação arrecadou aproximadamente 2 milhões de dólares, todo o dinheiro que seus donos conseguiram em aluguel aquele ano. A falta de interessados em alugar os escritórios do edifício fez com que os nova yorquinos apelidassem o edifício de "Empty State Building" (empty = vazio, conotação ao grande número de escritórios vazios). O edifício não se tornou lucrativo até 1950. O famosa venda do Empire States em 1951 a Roger L. Stevens e seus sócios foi quebrada pela proeminente diretor da Manhattan Real State Firm, Charles F. Noyes & companhia, por um recorde de 51 milhões de dólares. Até a data, esse foi o maior preço já pago por um único edifício na história do mercado imobiliário.

     O Empire State Building continuou a ser o arranha-céu mais alto do mundo por 41 anos, e a estrutura mais alta já feita pelo homem por 23 anos. Ele foi superado com a construção da Torre Norte do World Trade Center em 1972. Com a destruição do World Trade Center nos ataques de 11 de setembro de 2001, o Empire State Building novamente tornou-se o edifício mais alto na cidade de Nova York, e o segundo edifício mais alto de todo os Estados Unidos, atrás apenas da Willis Tower, que fica em Chicago. Um outro edifício foi construído próximo ao local onde ficavam as Torres Gêmeas, o One World Trade Center, que é mais alto do que o Empire State, com 541,3 m.

BRYANT PARK

É um parque público de 38,860 m2, gerenciado por empresa privada, localizado em Manhattan, NY. Está localizado entre a 5ª e 6ª Ave e entre a 40th e 42th Streets no bairro Midtown Manhattan. Embora o prédio principal da Biblioteca pública de NY estar localizado dentro do parque, ela forma efetivamente a borda leste do parque, tornando a entrada principal dele pela 6ª Ave.

Embora faça parte do New York City Department of Parks and Recreation, o Bryant Park é gerenciado pela empresa privada sem fins lucrativos Bryant Park Corporation, e ele é citado como um modelo de sucesso de parceria público-privada.

É construído inteiramente sobre uma estrutura subterrânea, que guarda os novos arquivos da Biblioteca Pública de NY. Nos anos 80, o parque foi fechado para o público e escavado. A nova área da biblioteca foi construída no subterrâneo e o parque foi restaurado sobre ela.

BIBLIOTECA PÚBLICA DE NOVA IORQUe

É uma biblioteca pública localizada em Manhattan, Nova York, Estados Unidos da América. É uma das principais bibliotecas do mundo e está entre as mais significantes dos Estados Unidos da America.

     O que há de incomum nela é que é composta por um vasto sistema de circulação pública combinado com um vasto sistema de não-empréstimo.

     É simultaneamente uma das maiores bibliotecas públicas dos Estados Unidos da America e uma das maiores redes de pesquisa em bibliotecas no mundo.

     É gerenciada pelo poder privado, através de uma corporação não-lucrativa com uma missão pública, operando com financiamento público e privado. O historiador David McCullough descreveu a Biblioteca Pública de Nova Iorque como uma das cinco mais importantes dos Estados Unidos da America, as outras sendo a Biblioteca do Congresso, a Biblioteca Pública de Boston (Boston Public Library) e as bibliotecas das Universidade de Harvard e de Yale.

CHRYSLER BUILDING

O Chrysler Building é um arranha-céus Artístico em New York, localizado no lado Oeste de Manhattan, na área de Turtle Bay, interseção da 42nd Street com a Lexington Avenue. 

Com 319m, a estrutura foi a maior construção do mundo por 11 meses, antes que fosse ultrapassado pelo Empire State Building, em 1931. Ainda continua sendo a maior construção em tijolo do mundo, com um esqueleto interno em aço. Depois da destruição do World Trade Center , ficou novamente em segundo-maior prédio em New York, até Dezembro de 2007, quando a lança da Torre do Banco of America foi levandata a 365,8m de altura. Adicionalmente, o New York Times Building, que abriu em 2007, é do mesmo tamanho que o Crysler Building em altura. Ambos estão em 4ª posição. 

     O Chrysler Building é um clássico exemplo de arquitetura Arte Decorativa e é considerada por muitos arquitetos contemporâneos como o mais bonito prédio de Nova Iorque. Em 2007, foi pontuado como o nono na Lista de Arquitetura Favorita da América pelo Instituto Americano de Arquitetos. Foi o quartel-general da Crysler Corporation de 1930 até meados de 1950. Embora o prédio tenha sido construído e desenhado especificamente para a montadora de carros, a corporação não pagou pela sua construção e por isso nunca pertenceu a ela,  Walter P. Crysler decidiu comprar para si próprio, para que seus filhos pudessem herdá-lo.

CHARGING BULL

A intenção inicial de Arturo Di Modica sobre o “Charging Bull” era uma forma de celebrar o espírito Americano (especialmente de New York) de que tudo pode, onde as pessoas de todo o mundo vem, independente de suas origens ou circunstâncias, e com determinação e trabalho árduo, ultrapassam qualquer obstáculo e obtém sucesso. É um símbolo de virilidade e coragem que Arturo viu como o antídoto perfeito para a queda de Wall Street de 1986.

Seu trabalho durou 2 anos, em seu estúdio na Crosby Street no distrito de Soho em Manhattan. Foi seu mais ambicioso e massiva escultura de bronze, tão grande que teve que ser feita em peças separadas para depois serem soldadas e finalizadas a mão. Completada em 1989, pesa 3,5 toneladas.

Essa escultura gigante de bronze representa o “bull market”, ou seja, o mercado em tendência de alta com o preço das ações subindo de forma generalizada. Mas qual a lógica? Essa representação vem da idéia conhecida na bolsa como a briga entre o touro e o urso. Enquanto o touro ataca fazendo um movimento com a cabeça de baixo para cima, representando a subida das ações, o urso retruca com a patada, um movimento de cima para baixo que representa a queda das ações, movimentos que acontecem o tempo inteiro no mercado.

O Charging Bull é atração imperdível para aqueles que operam ou acompanham o mercado de ações. Para as outras pessoas que não sabem nem ao certo o que é uma bolsa de valores a visita tem outro excelente fator motivacional: segundo a crença popular, esfregar o chifre, o focinho e “as bolas” do bichão atrai sorte e dinheiro!

CENTRAL PARK

O Central Park é um grande parque dentro da cidade de Nova Iorque. Possui uma área de 3,410 km², e está localizado no distrito de Manhattan. Foi inaugurado em 1857, com 843 km², e é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região.

     Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade e aparece em muitos filmes e programas de televisão, tornando-o conhecido no mundo todo. É famoso por ser sede de grandes filmes e programas americanos famosos.

     Em 1858, Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux (que criou mais tarde o Brooklyn's Prospect Park) foram os vencedores do concurso de design "Greensward Plan" para melhoria e expansão do parque. A construção começou naquele mesmo ano e continuou, durante a Guerra Civil Americana, sendo completada em 1873.

     Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinagem no gelo, um santuário vivo e campos diversos. Considerado pelo Guiness Book o lado verde de Nova Iorque, o parque foi projetado para dar um clima aconchegante a cidade e esquecer os arranhas-céus espalhados por todos os lugares.