CACHOEIRAS DE ECOBOCAÍNA

Como é bom passear na natureza, não é ? Aqui em Brasília temos muitas opções por perto, e dessa vez combinamos com amigos de conhecer esse parque ecológico chamado EcoBocaína, um parque com muitas cachoeiras e trilhas.

Resolvemos fazer tudo de última hora, um bate-volta mesmo, somente passar o dia visitando a cachoeira e voltar para casa, pois é pertinho, cerca de 80Km de Brasília. Mas como foi tudo de última hora, decobrimos que tinha que comprar os ingressos pela internet antecipadamente, então, enquanto a Cris fazia isso pelo celular, eu já marquei a rota no GPS do carro e partimos.

Esse foi um dos problemas que tivemos. Quando confirmaram a compra dos ingressos, enviaram para meu celular instruções de como chegar. Só que este parque é praticamente dividido em 2 partes, dependendo da trilha que você escolhe, e a entrada da trilha que escolhemos (uma mais simples, por causa das crianças) ficava em outro local. Então quando chegamos no ponto onde eu tinha marcado no GPS, o pessoal nos orientou onde deveríamos ir, que ficava a mais 80 Km de distância, voltando quase metade do caminho, passando por Formosa.

Fizemos então essa outra "viagem", até finalmente encontrarmos a entrada do parque, que fica bem escondida. Foram mais ou menos 4 horas até lá, por causa desse desvio que fizemos e as partes que passamos direto das entradas e voltamos, pegando muita estrada de chão !

Na entrada fomos recebidos pelo pessoal que cuida do parque. Um rapaz ficou de guia e nos levou pela trilha, que consistem em mais ou menos 2km de comprimento, com algumas cachoeiras no caminho. Resolvemos ir até a cachoeira no final da trilha, voltando para as outras depois, pois imaginei que seria bem melhor fazer dessa forma. O guia nos acompanhou apenas porque era nossa primeira vez por lá, e ele foi explicando alumas coisas, mas você pode ir tranquilamente sem guia, se preferir.

A trilha é comprida mas é muito fácil, as crianças enfrentaram ela tranquilamente, aproveitando a natureza. O lugar é lindo, possui várias cachoeiras, e em algumas delas, um poço para podermos nadar, mas é bom você levar um lanche, porque não tem lanchonete nem restaurante na base, então é bom reforçar o passeio com frutas até o término, onde você pode procurar um restaurante na cidade ou na estrada.

Passeios assim não são necessários muitos comentários, as fotos falam por si. Aproveitem.