Barra da Lagoa, Projeto Tamar e Reveillon

Mais um lindo dia na Ilha, muito sol e muito calor. Claro que comecei o dia com minha corridinha, depois uma piscina para refrescar e finalmente um café da manhã reforçado. Este seria outro excelente dia de nossa viagem, mas sem tantas emoções fortes como o outro dia de praia.

Como era o último dia de viagem, tínhamos que nos despedir da praia, é claro. Resolvemos então ir para uma que estava em minha lista, mas não sabia se iríamos ou não: Barra da Lagoa. A decisão de ir para esta praia deveu-se à sua localização e acesso fácil. Ela está localizada do lado do Projeto TAMAR. Queríamos voltar lá para ver os cuidadores alimentarem as tartarugas, que acontece em certas horas do dia. Além disso, o caminho para essa praia é tranquilo e não passa por nenhum engarrafamento.

BARRA DA LAGOA

Chegamos lá e estacionamos no mesmo estacionamento que antes, em frente ao Projeto TAMAR. Gabriel também não quis ir, ficou na pousada. Verificamos os horários da alimentação das tartarugas e fomos para a praia.

A praia Barra da Lagoa é uma ótima praia, localizada no leste da ilha, possui ondas pequenas que dá para as crianças brincarem tranquilamente, a areia é mais escura e mais espessa que a praia Forte da Barra e possui também muitas conchas.

Naquele dia ela estava bastante cheia, arrumamos um lugar mais perto da água, que mais tarde teríamos que subir um pouco mais por causa da maré. Chegamos por volta das 10:00 da manhã.

Bia, tradicionalmente, Bia foi brincar na água, furou umas ondas, pulou em outras, levou caldo em mais alguma... se divertiu até não aguentar mais. Quando o sol estava mais forte eu a trouxe para o guarda-sol alugado para brincar na areia, onde mais uma vez fizemos um lindo vulcão coberto e recheado de conchinhas do mar.

Na hora que deu fome (por volta das 13:30), procuramos um restaurante (dentre muitos de lá) que nos parecesse legal e escolhemos o Restaurante Residencial Beira Mar. Lá, ficamos desta vez dentro do restaurante, onde pudemos trocar a roupa da Bia e tirar a areia. O atendimento foi excelente, o ambiente bem legal, pedimos outro prato com salmão (é o peixe que a Bia ais adora) que veio também em quantidade para pelo menos 3 pessoas.

PROJETO TAMAR

O horário de dar comidinha para as tartarugas do Projeto TAMAR era às 15:30. Então, aproveitando que o sol estava insuportável e era muito prejudicial ficar na praia assim, saímos do restaurante e fomos direto para lá, estava quase na hora.

Chegando lá ficamos vendo as tartarugas que já tínhamos visto na visita anterior até dar a hora. Chegando perto, já nos posicionamos no local onde iria começar por as pessoas já estavam se concentrando. Não demorou muito e os cuidadores chegaram e deram início à alimentação. Bia também aproveitou também para colorir os peixinhos na área de recreação kids.

Neste evento, os cuidadores do Projeto TAMAR alimentam as tartarugas e enquanto fazem isso, explicam tudo sobre elas, sobre suas vidas e sobre alimentação e hábitos, além de responder as dúvidas dos visitantes.

Terminada a sessão de alimentação das tartarugas, Bia ainda quis ficar brincando na área Kids, onde coloriu alguns bichinhos recortados no papel e também tirou fotos, novamente, com todas as placas de tartarugas que tinha por lá.

PRAIA NOVAMENTE

Saímos do Projeto TAMAR e voltamos para a praia par aproveitar mais um pouquinho o resto do dia, já passa das 16:00 e o sol ainda estava muito forte. Bia voltou para a água e brincamos muito lá. Ela adorou ficar pulando as ondas, e esta praia possui um banco de areia bem comprido, é possível você entrar bastante sem ficar muito fundo. Cheguei com ela até um ponto onde a água passava da minha cintura para ela experimentar as ondas um pouco maiores, antes de quebrarem na areia.

Quando a tarde foi indo embora, notei algo na areia que há tempo não tinha visto: algumas anteninhas apreciam sempre que as ondas quebravam e recuavam. Liguei logo nas minhas lembranças de criança (e de quando o Gabriel era menor e adorava praia também) o que eram: tatuíras !

Peguei a Pereirinha do balde da Bia e recolhi uma rapidinho, indo mostrar para ela. Bia simplesmente adorou a tatuíra, que ficava se escondendo na areia da peneira. Quando eu falei para ela que tínhamos que devolver o bichinho para a natureza, ela ficou triste e falou que estava com saudades da tatuíra. Fui lá, pequei mais umas 2 e as deixei na peneira para ela não ficar mais com saudades, mas antes de irmos, eu devidamente devolvi os bichinhos para o lugar delas.

Bia aproveitou mais ainda a praia, e quando eu a chamei para irmos embora, ela se levantou sem dizer nada, deu as costas e saiu correndo para a água novamente. Arranjou uma amiguinha ali na hora, a primeira que viu e puxou papo e brincadeiras com ela. Sempre que chegávamos perto, ela saía de perto da gente. Eu acho que ela não queria ir embora não....

Quando finalmente fomos embora já era por volta de 18:30 e o sol ainda estava esquentando. Tomamos uma ducha no estacionamento e voltamos para a pousada. Bia claro que não aguentou e dormiu rapidinho no carro .

RÉVEILLON

Era dia 31 de dezembro, e havíamos marcado com nossos amigos de passar o Réveillon com eles, mas Bia estava dormindo pesado e já estava tarde da noite. Já estávamos todos prontos, e quando ela finalmente acordou, foi só dar banho nela para sair rapidinho, considerando o trânsito que normalmente pegamos por lá, e este estava pesado.

Nosso Réveillon foi bem animado, com os amigos e em um condomínio que havia preparado uma festa para a passagem, com DJ, fogos de artifício e muita animação ! Bia só conseguiu ver um pouco dos fogos, pois não aguentou muito o barulho deles.