Escuna Pirata e Projeto Tamar

Lindo dia, sol maravilhoso, nem uma chance de chover. Acordei antes de todos para dar minha corrida diária pelo Rio Vermelho, aproveitando para me refrescar depois na piscina da pousada.

O dia prometia! Quem vai à Floripa tem que fazer um passeio na escuna pirata que sai da praia de Canasvieiras, e este dia estava reservado para isso. Partimos de carro para lá, enfrentando o caótico trânsito da ilha, que em vários pontos pegamos filas enormes de engarrafamento. Gastamos no mínimo 30 minutos para ir a qualquer lugar por lá, justamente por causa desses pontos de engarrafamento que nunca acabam.

PASSEIO ESCUNA PIRATA

Por isso saímos "teoricamente" mais cedo, estacionamos o carro em uma rua perpendicular à praia, com vagas rotativas pagas à prefeitura, onde um rapaz controla o valor antecipadamente no local. Fomos aos guichês e percebemos que não chegamos tão cedo assim, a praia já estava entupida e os guichês bem cheios. É possível reservar o passeio pela internet e pagar somente na hora, mas infelizmente, por causa da época (a temporada deles lá só começa em Janeiro) não havia nenhuma confirmação de passeios de 3 horas de duração, todos os passeios confirmados eram de 5 horas e nem nós nem Bia aguentaríamos passeio tão grande, fora que não gosto do esquema de ser levado a um restaurante da escolha deles, prefiro escolher o meu.

Perguntei para os atendentes sobre o próximo barco com passeio de 3 horas de duração e conseguimos um que partiria em 1 hora. Ficamos então no início da rua paralela onde havia estacionado o carro e ficamos em uma sombra esperando (o calor estava de matar!), aproveitando para observar uma parte do lago que se juntava ao mar em certos horário do dia. Neste momento ele estava represado, com diversos peixes e caranguejos ficavam visíveis na parte rasa do lago, enquanto garças e outros pássaros tentavam garantir o seu almoço do dia. Foi um momento bem legal, Bia adorou e enquanto isso, aproveitamos para reforçar nosso filtro solar, iríamos precisar muito !

Chegando perto da hora de embarque, fomos para a praia enfrentar o sol escaldante do dia. Entramos em uma fila para esperar o embarque e eu consegui ficar com a Bia em uma sombra feita por uma dessas barquinhas de bebidas que estava ali perto, fugindo um pouco do calor e brincando na areia.

Depois de um belo tempo, que pareceu uma eternidade, essa fila andou e entramos no pier para embarcar na Escuna Pirata da Ilha. O passeio começou e a animação também. A tripulação muito animada embalou todo mundo com muitas brincadeiras, danças e até um teatrinho. O passeio foi animado do início até o finalzinho, coisa até difícil de ver, pois normalmente, já no final desses passeios, com todos cansados, a animação pára e fica um silêncio...

O passeio passou por diversas praias de Floripa, e depois parou perto de umas pedras para todos que quisessem tomar um banho de mar. Gabriel ficou animado o passeio todo, e pulou também para o banho sem pensar duas vezes. Eu já estava com um pouco de preguiça, mas logo decidi encarar a água e pulei também. Quando Bia viu nós dois lá no mar, não quis ficar para trás ! E pulou também, e nem sentiu medo de pular de cima do convés do barco ! Claro que amarraram um daqueles espaguetes nela, mas ela nem para ficar com medo da altura, pulou numa boa.

Ficamos uns 15 minutos por ali nadando no mar e ela não queria sair não, foi difícil terá-la, mas não dava para ficar ali para sempre, não é ? Logo que terminou o banho de mar, colocaram cestas de frutas para todos. Estava esperando isso, pois estava com muita fome e no barco só tinha aquelas besteirinhas tipo salgadinhos para comprar. Na venda me falaram que teria cesta com frutas, mas já tinha perdido a esperança, pois estava demorando. As frutas estavam deliciosas e deu para enganar a fome um pouco.

PONTA DAS CARANHAS

Terminado o passeio, ainda havia programação para o dia. Mas antes de seguir em frente, precisávamos comer alguma coisa ! Estávamos famintos, aquelas frutas (e os salgadinhos que as crianças comeram) só enganaram a fome um pouco. Fomos então para um dos restaurantes que havia pesquisado e decidido ir, e que ficava perto de nossa próxima parada: Ponta das Caranhas.

Bia não aguentou, de tão cansada que estava, dormiu no carro. Como o caminho era longo, e o trânsito nunca colabora na ilha, chegou dormindo mesmo no restaurante e ficou assim até o final do almoço.

O restaurante é muito bonito, e fica na beira da lagoa. A vista é espetacular, pegamos umas mesas na área externa, embora tenha uma área interna com ar condicionado, mas a externa estava fresca (e coberta) e almoçar ali naquela tranquilidade com a vista da lagoa pertinho é muito melhor.

Chegamos já tarde, umas 16:00, e foi até ótimo porque ele estava quase vazio. Tem estacionamento dentro e estava tudo muito tranquilo. O atendimento é perfeito, todos muito educados. Os pratos são bem caros, mas também são muito caprichados, pedimos um peixe no molho e Gabriel pediu um prato Kids. Nosso peixe dava para 3 pessoas tranquilamente, mas como estávamos com muita fome, e peixe é um prato leve, eu e Cris acabamos com o prato todo.

Logo que acabamos o almoço, Bia acordou. Antes de sairmos, ainda ficou brincando no parquinho do restaurante por um bom tempo. Esta sabe aproveitar !

PROJETO TAMAR

Depois do delicioso almoço, nossa próxima parada era o Projeto TAMAR, a uns 5 minutinhos dali. Bia adora ver animais, e achei que esta seria um ótimo passeio para ela. caminho é fácil e bem sinalizado. Achamos um estacionamento bem em frente ao projeto ao custo de R$15 a diária, achei razoável (embora não precisássemos desse tempo todo), pois senão teríamos que estacionar um pouco mais longe e andar no sol quente (sim, eram 17:20 e o sol ainda estava muito forte) com a Bia... prefiro essa comodidade.

O ingresso ao projeto é barato, aceitam meia entrada para estudantes e Bia não pagava. Entramos e visitamos todas as piscinas com tartarugas. Em cada ambiente existe uma pessoa do projeto para te ajudar a tirar quaisquer dúvidas sobre os animais.

Bia adorou as estátuas e placas de tartaruga e queria tirar fotos com todas, além de também se divertir muito com o lugar onde você tira foto dentro de um ovo de tartaruga ou embaixo do casco dela. Foram muitos minutos "perdidos" ali.

Na saída claro que passamos pela lojinha, muito caprichada de souvenires e bichinhos, onde Bia levou para casa uma lembrancinha da sua visita ao parque do Projeto TAMAR.

NOITE NA POUSADA

Dia muito cansativo este. Antes de chegar na pousada, parei em um mercadinho ali perto e comprei uma garrafa de espumante e alguns petiscos. Tomei um banho, subi as escadas para o salão do café da manhã, sentei em uma mesa na varanda, estava uma noite linda e muito refrescante, depois de mais um dia com sol escaldante. Ali mesmo descansei um pouco saboreando meu espumante com aquela maravilhosa vista e o silêncio da noite.