Praia de Jericoacoara



Dia de Praia ! É claro ! O primeiro dia inteiro em Jericoacoara foi dedicado a conhecer a cidade e sua praia. Simples assim.

Claro que eu comecei o dia acordando cedo (sem madrugar) para dar uma corrida. Depois farei uma postagem falando especialmente de como foram minhas corridas em Jeri, mas fiz uma corrida básica, para conhecer o terreno e sentir como seria nos dias seguintes. Fui até o Morro do Serrote, dando a volta pelo farol e voltei. Uma senhora corrida, pois apesar de ser pequena, foi bem forçada pelas subidas íngremes, mas fui recompensado pela linda vista de lá de cima.

Voltando para a pousada, fomos tomar um café da manhã bem delicioso. Na pousada parte do café está servido nas bancadas, como pães, bolos , cereais, sucos e água, mas são também servidos na mesa, a pedido, tapiocas, omeletes e ovos mexidos. Tudo muito gostoso e simples, nada como esses hotéis que você tem incontáveis opções, mas mais do que suficiente.

praia

Terminado o café da manhã, nos arrumamos e partimos para a praia. A pousada não fica na beira da praia, mas é pertinho (tudo é pertinho em Jeri), basta uma caminhada rápida (mais ou menos 5 minutos) pela rua dela. O dia estava lindo, céu azul, sem nuvens, muito calor.

Em Jeri, acho que você só tem uma opção para praia mesmo, que é a Praia de Jericoacoara. Claro que existem outras praias por perto, mas elas são praias abertas, "nervosas" e com pouca estrutura. A Praia de Jericoacoara é uma praia pequena, com uma plataforma de areia gigantesca que se alaga com a maré alta, e quase não tem onda, é muito pouca mesmo, perfeita para as crianças. Você pode andar uns 200m que a água ainda está batendo no joelho. Quando a maré baixa, em poucos minutos a areia aparece e forma uma plataforma tão grande de areia que as pessoas praticamente montam outra "praia" mais à frente.

Na faixa de areia da praia onde a maré não chega, alguns locais montam vários guarda-sol com 2 espreguiçadeiras em cada para aluguel (R$ 40,00 a diária). Lá também passam diversos vendedores com os mais variados produtos. A areia da praia é uma areia mais escura e mais grossa, bem diferente das que encontramos nas dunas, um pouco mais clara. Na parte que a água chega, depois que ela abaixa fica uma areia escura dura e molhada com um monte de "ondinhas" que é até fica um pouco difícil de andar. A praia também tem bastante algas marinhas na areia e na água (veja nas fotos).

Não é a melhor praia, comparada com muitas do nordeste, mas não deixa de ser boa e só a tranquilidade que você tem lá compensa. Para as crianças é excelente, pois como ela é muito rasa, parece uma piscina com pequenas ondas, elas podem brincar à vontade. Levei uma bóia que a Bia tem, de Unicórnio, que é bem grande, parece até um barco, e ela adorou brincar com ela na água.

Ao contrário que muitos me afirmaram, na praia você não tem muita opção para usar cartão. Os vendedores (inclusive o aluguel das "barracas") só aceitam dinheiro, e os poucos que aceitam cartão cobram uma taxa extra. Fui comprar um picolé de um vendedor, cujos preços já são bem altos, visto que em Jeri tudo é naturalmente mais caro, e o vendedor ainda queria adicionar R$0,50 a mais só por ser no cartão. Então, minha dica é: leve dinheiro.

Uma opção é você ficar perto de algum restaurante que fica por ali na beira da praia e sair para comprar sua água ou lanches lá. Eles normalmente aceitam cartão normalmente.

Neste dia não almoçamos na praia. Voltamos depois das 14:00 para a pousada e tomamos um delicioso banho de piscina. Cris acabou almoçando no quarto a outra metade do abacaxi com camarão pedido na noite anterior enquanto eu saí com a Bia para achar um lugar para comer. Ela decidiu que queria comer um crepe e então paramos em uma creperia natural que ficava em frente à pousada. Um lugar simples e pequeno onde fizemos um lanche caprichado e muito gostoso. Bia adorou ficar correndo atrás dos "lagartixos" (calangos) que ficavam ali por perto.

Almoço

Cris nos encontrou lá e saímos para o centrinho da cidade. Lá fomos conhecer a sorveteria Casa de Pedra. É uma sorveteria (que também é uma lanchonete) muito popular e vende sorvetes artesanais, que realmente são deliciosos e bem caprichados. No calor que fazia caiu muito bem !

CAFÉ JERI

Depois do sorvete ficamos passeando pela cidade e depois das 16:00 voltamos para a pousada para tomar um banho e nos arrumarmos para ir no Café Jeri.

O Café Jeri Sunset é um evento que acontece somente alguns dias na semana (creio que seja de quarta a sábado), começa às 16:00 e vai até tarde da noite. Este evento ocorre no terraço do prédio do Café Jeri, lá são servidos diversos drinks (só bebidas, não tem lanches) a um som animado, dançarinos e uma sereia.

A recomendação de muitos era para chegar cedo ou não conseguiríamos entrar, então chegamos lá por volta das 17:00, e não tinha fila nenhuma (era sexta-feira). A entrada é só para adultos, então tivemos que preencher uma autorização para que a Bia entrasse com a gente.

Lá em cima o terraço já estava bem cheio e muito animado. Um ambiente muito gostoso, principalmente para quem gosta de balada. A sereia ficava no aquário em uma parte superior e também os dançarinos com o DJ. O sol se punha atrás deles, e a visão é mesmo muito linda, fazendo silhuetas à medida que o sol ia descendo. Ficamos lá o tempo suficiente para ver o por-do-sol, pois Bia, mesmo no barulho todo, não aguentou o cansaço e acabou dormindo. À noite os itens que os dançarinos seguram acendem em LEDs e o show fica tão bonito quanto.

No dia seguinte, ao passar por volta das 18:30 por ali, a fina para subir no Café Jeri estava gigantesca! Portanto, chegue cedo !!!

Saímos dali logo depois do sol se por e fomos para a pousada deixar a Bia na cama, está bem pesada e não estou conseguindo carregá-la mais por muito tempo, e Jeri não é a cidade que deixa você levar um carrinho de bebê para andar pelas ruas (embora eu tenha visto um ou outro)...

Aproveitei então para dar uma volta na cidade para comprar um lanche para a Cris e parar em uma das melhores lojas que descobri por lá: a Jeri Deli. Uma lojinha com muitos vinhos à venda, queijos, petiscos e tudo mais, a um preço um pouco mais razoável. Passei também no mini-mercado do lado da pousada para comprar castanhas, amendoins e qualquer coisa para companhar o vinho, enquanto ele ficava resfriando. Montei a rede na varanda do quarto, peguei meu livro e fiquei foi ali que terminou minha noite.