Cascata Caracol

A Cascata do Caracol é um conhecido ponto turístico de Canela. A cascata está localizada no Parque Estadual do Caracol, uma área de preservação ambiental, com matas fechadas.


A cascata possui 131 metros de queda livre. Em um ponto estratégico, foi construída toda uma área de lazer, onde visitantes podem apreciar a natureza e passar o dia. Nesta área estão localizados vários atrativos:

  • Lojas: lojas de artesanato e souvenires com lembranças e artigos típicos do local e da região sul.

  • Restaurante e lanchonete: um restaurante para pratos mais elaborados e lanchonetes para lanches rápidos estão disponíveis para os visitantes.

  • Mirante: um mirante para os visitantes observarem e tirarem muitas fotos da cascata do caracol, em posição estratégica.

  • Observatório Ecológico: foi construído um elevador para um observatório a 27 metros de altura, onde os visitantes podem observar toda a extensão do parque estadual, suas matas e é claro, a cascata (pago separadamente).

  • Centro Histórico: onde você pode obter informações sobre a flora, fauna, geologia e história do parque.

  • Trilhas Ecológicas: são disponibilizadas mais ou menos 3 trilhas ecológicas que passam por áreas de mata controladas onde os visitantes podem observar animais e natureza com maior contato. Algumas trilhas possuem um nível de dificuldade um pouco mais acentuado, não indicado para crianças muito novas.

  • Estação Sonho Vivo: estação com um trenzinho e um forte onde os visitantes aprendem sobre os povos colonizadores e seus costumes.

  • Área de churrasco: várias churrasqueiras onde os visitantes podem passar o dia com familiares e amigos fazendo o tradicional churrasco gaúcho e aproveitando todos as facilidades do complexo.

  • Escada da Perna Bamba: é uma escada de 730 degraus que leva os visitantes até a base da cascata do Caracol.

TOUR OU VISITAR SOZINHO ?

O parque do caracol é um lugar grande e cheio de atrações. Para aproveitar todo o lugar, conhecer bem, sem afobação, você deve dedicar pelo menos metade de um dia lá. Infelizmente, os CityTours oferecem apenas alguns "míseros" minutos para você conhecer o parque. Normalmente você só consegue fazer uma coisa ou outra. Portanto, se for em um citytour, recomendo que planeje voltar com mais calma um outro dia para poder desfrutar de tudo.

A ESCADA DA PERNA BAMBA

Esta escada merece um comentário dedicado a ela. Como acabei de comentar acima, é uma escada de 730 degraus que nos leva até a base da cascata, tendo um desnível de 131 metros. Lá embaixo é possível ver de perto onde a cascata cai no solo, um espetáculo para os mais corajosos, já explico porque, mas tem muito a ver com seu nome.

O problema não é apenas o número de degraus, a escada é íngreme e exige uma boa preparação para quem quer se aventurar a descê-la, os degraus são altos entre eles, o que exige um esforço maior. Descer é fácil, a gravidade ajuda, mas subir é que é o problema. Não é à toa que a cada 2 lances de degraus existe uma plataforma com bancos para descansar. Você vai precisar de muito tempo para descer tudo, apreciar o lugar e subir com calma, pois se tentar subir rápido, irá se arrepender.

Quando fui em 2014, desci nela e fiquei mais de 2 dias com as panturrilhas doendo por causa da subida. Lá embaixo vi que parte do caminho estava interditado, parte dele atravessava as águas do riacho mas foi levado e estava destruído (já tinha tempo), quem sabe algum dia consertam. No momento que escrevi este post a escadaria encontra-se fechada para reforma, mas não explicaram se a parte que antigamente existia será reativada.

Enfim, o nome da escada foi muito bem escolhido !

TELEFÉRICOS

Perto do Parque do Caracol existem alguns teleféricos que você pode andar. Não fazem parte do parque, você chega neles pela estrada passando da entrada do Parque, mais na frente. Os teleféricos te levam a um mirante onde você tem uma visão da cascata maravilhosa. O preço não é muito caro e vale o passeio. No inverno, eles ficam todos cobertos de gelo, então tome muito cuidado para não escorregar e leve roupas de frio pesado.

Como funciona ? Você pode descer até o mirante na parte mais baixa do teleférico, pode ficar o tempo que quiser, tirar fotos, apreciar a natureza, descansar, etc... na volta, o teleférico passa pelo ponto mais superior do morro, tendo uma vista mais ampla e volta onde você começou o passeio.

OBS.: as fotos abaixo são de 2010. Hoje quem controla a atração é a mesma empresa da UniPraias, e trocou as cadeirinhas por bondinhos fechados.