Desafio do Noel

Como muitos sabem, eu adoro uma corrida de rua. Desde 2012 participo de corridas e desde 2013 já estava até participando de meia maratonas. Agora, em minhas viagens eu sempre tendo juntar uma corrida nela, foi assim em Vila Velha, Paris, Londres, Nova Iorque, etc...

Nossa viagem a Gramado no natal era apenas parte da viagem de fim de ano, pois iríamos passar o ano novo em Vila Velha com minha mãe, e lá eu já estava inscrito para participar da Meia Maratona de Shopping a Shopping, minha primeira.

É claro que eu não podia ficar em Gramado parado, só comendo e bebendo, então eu entrei na internet e montei alguns cursos de corrida para eu praticar todo dia pela manhã. Eram percursos pequenos, mas pelo menos não me deixava ficar parado engordando.

Como Gramado é uma cidade localizada na Serra, suas ruas são bem irregulares, é difícil encontrar uma parte plana, então a dificuldade dos percursos é aumentada, algumas partes que passei eram tão íngremes que rapidamente me deixavam cansado.

As ruas de Gramado não são lá muito boas para corridas. As pistas não são muito largas e possuem muitos cruzamentos, tornado a corrida ali mais perigosa Muitas calçadas são estreitas e em muitas delas existem hortências plantadas em ambos os lados, quando estão floridas, elas ocupam parte da calçada, dando espaço para apenas uma pessoa. Mas em compensação o cheiro ali fica delicioso. Em época de alta temporada, as ruas ficam mais cheias, então você tem que disputar o espaço com as pessoas também.

Mesmo assim, é possível fazer uma corrida legal em Gramado, pode-se até pegar a pista que vai para Canela e ali fica um pouco mais tranquilo, muita reta e menos movimento.

Desafio do Noel

Pesquisando na internet sobre eventos de natal em Gramado para juntar na agenda da viagem, levei um susto quando vi que tinha programada uma corrida para o dia seguinte ao que iríamos chegar ! A corrida chama-se Corrida e Caminhada Desafio do Noel, e consistia de 12 km ou para quem não corre, uma caminhada de uns 2 Km. Claro que me inscrevi na hora ! Aproveitei e inscrevi Cris e Gabriel também na caminhada.

Chegamos em gramado na véspera e pegamos uma chuva tão forte que até um dos eventos de natal foi cancelado. Fiquei preocupado com a corrida, mas fazer o que ? Acordei bem cedo para pegar os Kits, e estava chovendo bastante ainda. Fiquei triste, mas mesmo assim peguei o carro e fui lá. Os kits estavam sendo distribuídos no Centro de Convenções de Gramado (ExpoGramado), no mesmo lugar onde iria acontecer a largada. O meu kit era composto de 1 camiseta, um boné, número e chip de identificação. O kit da caminhada da Cris e do Gabriel era composto por uma camisa tipo colete e um gorro de natal, sendo que da Cris o gorro tinham trancinhas brancas.

Voltei para o hotel para descansar mais um pouco até a hora de sair para a corrida, mas não consegui muito não. A chuva melhorou um pouco, e chegando a hora de sair a preguiça falou mais alto e Cris e Gabriel decidiram não ir mais na caminhada, pois não queriam pegar chuva e estavam com preguiça, queriam dormir mais.

Fui então sozinho para a concentração, e chegando lá o local já estava bem cheio, e esperando o momento da largada, o inesperado aconteceu: o sol saiu, forte, e nem mais sinal de que iria chover novamente.


Muito bom ! A corrida começou com a pista já quase seca. O percurso era bem simples, mas nem um pouco fácil, seriam 12Km feitos em 2 voltas, contornando a Vila Suíca, uma área verde onde está localizada a Casa do Papai Noel, voltando pela pista Gramado/Canela, chegando pela Borges de Medeiros. A pior parte é na chegada, onde temos que subir uma ladeira extremamente íngreme de maios menos 200m até o centro de convenções. Impossível correr ali, mesmo assim não fiquei andando, diminuí o ritmo o máximo que pude. É realmente uma parte muito difícil.

Já no final da primeira volta encontramos com a turma que fazia a caminhada, pois eles saíram depois da turma da corrida. Junto com a caminhada foi um carro todo enfeitado levando Papai e Mamãe Noel, que acenavam para todos que passavam e para os que os esperavam nas ruas de Gramado.

Passando na linha de chegada somos recebidos por uma turma que nos deram a medalha de conclusão da corrida e também tinham algumas bancas servindo espumante ou suco de uva para os corredores. Não sabia se iria fazer bem ou mal o espumante, mas é claro que eu tomei alguns !