Rua Coberta, Korvatunturi e Lugano

Não havia programado nada para este último dia em Gramado. Primeiramente porque por ser dia 26/12, não sabia ao certo o que estaria aberto. Segundo, como todas os meus planejamentos são frustrados pela "dona preguiça", acabamos deixando muita coisa para trás, e este dia seria para fazer o que não teríamos feito antes.

Acordei, como de costumo, bem cedo e fui fazer meus exercícios na academia, que estava totalmente vazia (claro... só eu mesmo...).

Mesmo com a programação atrasada, pois não fomos à cascata do Caracol como era previsto, ficamos pela cidade e resolvemos passear um pouco por lá. Foi um dia bem light.

PASSEIO NA CIDADE

Depois do café da manhã caprichado do hotel, partimos a pé mesmo para a cidade. Bia é claro que foi passear com a mochila da Dora que ganhou do Papai Noel.

Passeamos por lá até dar a hora do almoço e resolvemos parar na Rua Coberta para almoçar. Quem conhece Gramado sabe que a Rua Coberta é uma das atrações da cidade, é bonita e tem um monte de restaurantes/lanchonetes, mas deve saber também que lá tudo é superfaturado. Rodei em vários dando uma olhada nos cardápios, que tem para todo gosto, e acabamos parando no restaurante Varanda, que havia pratos satisfatórios e até opção para criança, que a Bia iria gostar.

Praticamente todos os restaurantes dali possuem mesas debaixo da Rua Coberta, mas nós sentamos dentro mesmo. O restaurante é muito aconchegante e o atendimento foi muito bom. A comida caprichada e muito gostosa também.

Ainda passeamos por lá e voltamos para o hotel para descansar um pouco da caminhada. Cris tomou um café no bar do hotel e Bia foi para a brinquedoteca.

KORVATUNTURI

Depois de passar o resto da tarde no hotel, nos arrumamos e partimos para a cidade novamente para assistir o show mais conhecido de lá, o Korvatunturi.

Casado de pegar o carro e nunca conseguir vaga de estacionamento, fomos logo a pé para lá. Bia acabou dormindo e fui o caminho todo a levando no colo. Não foi fácil mas consegui, pois o teatro era longe, quase 2km (20 minutos de caminhada) com algumas subidas e descidas bem longas.

Chegamos lá e a fila para entrada estava grande, mas tudo dentro do teatro. Há uma lanchonete lá dentro, vendendo pipoca e lanches. Como as cadeiras são marcadas, não é necessária qualquer preocupação em ficar na frente da fila.

Não é permitido tirar fotos ou filmar o espetáculo, portanto tenho fotos somente de fora (respeito muito isso). O show em si é muito bonito, bem feito e a mensagem que passa é muito bonita, mas achei a história muito confusa e em vários pontos, parece que não existe história, pois o personagem principal fica de lado conversando enquanto assistimos a shows de malabarismos e afins, como em um circo. As performances são bem feitas e muito bonitas, mas como falei, parece que é algo que não tem nada a ver com a história, que fica muito comprometida, tornando o musical quase todo composto por esses show individuais.

Outra coisa que eu não gostei foi a cadeira, que é daquelas comuns feitas de metal e acolchoadas (muito utilizadas antigamente), nada confortáveis para esse tipo de uso prolongado. No final do espetáculo já não aguentava mais. Por ser um show fixo, poderiam colocar cadeiras fixas de teatro!

O show tem um preço salgado, R$ 180 (VIP), R$ 150 (Premium) e R$ 120 (Azul) e pela minha experiência, eu definitivamente não acho que valha a pena.

LANCHE NA LUGANO

Depois do teatro, voltamos para o centro da cidade pela Borges de Medeiros. Passamos nas lojas pelo caminho e paramos na lanchonete do Mundo de Chocolate Lugano. Essa lanchonete é grande e muito linda. Tem umas cadeiras gigantes nas mesas que a deixam com um toque bem diferente do que qualquer outra lanchonete, mas preferimos uma mesa com um sofá perto da janela que dá para a Borges de Medeiros mesmo.

O cardápio é bem variado, mas para mim não havia muita opção, pedi então uma coxinha feita com massa de batata doce e recheio de frango (assada). Para Bia foram alguns pães de queijo, Gabriel pediu um milkshake, e Cris ficou com a super bomba calórica Taça Mundo de Chocolate, uma taça e sorvete caprichada de muito, mas muito chocolate.

Voltamos para o hotel devagar, apreciando a linda cidade de Gramado iluminada com luzes de Natal, sonhando em voltar mais uma vez lá. Amamos Gramado.