Casa da Ovelha


QUE DIA MARAVILHOSO !!!!!!!

A Casa da Ovelha é uma parada obrigatória para qualquer um que ama animais e esteja passando pela região ! Veja abaixo como é !

Me arrisco dizer que este foi o dia mais legal de toda a viagem !

Chegamos muito fácil lá, seguindo o Waze pelo Caminhos de Pedra não tem erro. A Casa da Ovelha fica mais ou menos no meio. Pela programação que peguei na internet no site deles, a abertura da loja seria às 09:00 da manhã, mas o horário real de abertura deles é às 09:15, sendo que as atividades com as ovelhas começam às 09:30.

Você pode comprar o ingresso diretamente na loja do local, mas como um turista prevenido, comprei tudo pela internet, com um pequeno desconto. Aí foi só eu trocar pelas pulseiras lá na lojinha. Os ingressos comprados valem por muito tempo e você pode trocar por pulseiras no dia que quiser ir lá, não precisa reservar.

Enquanto as atividades não começam, você pode ficar rodando pela lojinha e até degustar alguns produtos feitos por eles (qualidade TOP!), como doce de leite, queijos e geleias. Tudo feito a partir do leite das ovelhas.

Uma coisa que preciso muito colocar aqui antes de tudo é que as atividades na Casa da Ovelha são muito organizadas, as pessoas ficam em grupos e cada grupo tem seu horário para participar de uma atividade, e em cada atividade você normalmente tem muito tempo para participar, para todos participarem, ninguém fica de fora, ninguém fica sem participar a não ser que queira.

A maioria das atividades também se repetem ao longo do dia (somente a tosquia e o grande rebanho que não), tornando mais fácil você escolher o melhor horário para ir, e pode sair para almoçar e voltar, pois as pulseiras valem para o dia todo.

amamentação

Dito isso, preferi participar das atividades logo desde a primeira do dia, para que pudéssemos aproveitar mais alguma coisa no Caminhos de Pedra.

E a primeira atividade foi a amamentação das ovelhinhas!

Todos fomos levados para o Berçário. Lá, sentamos em um banco, as ovelhinhas já estavam atentas nas baias. As meninas nos explicaram tudo o que vai acontecer, quanto de leite dar, o que fazer depois de dar o leite, etc...

Depois das instruções, cada um ganha uma mamadeira com leite para dar às ovelhinhas. As meninas vão pegando as ovelhinhas e colocando na nossa frente. E as ovelhinhas vão direto na mamadeira para beber o leite. Logo depois a gente tem que ser rápido, pegando elas no colo para colocar na maia das que já foram amamentadas, pois senão elas fogem para procurar mais leite (aconteceu com o Gabriel, que teve que sair atrás da dele ! rs...),

Depois de todas as ovelhinhas serem devidamente amamentadas, podemos entrar na baia para tirar fotos com elas !!! Claro que não dá para ir todo mundo junto, então vamos aos poucos, 2 ou 3, e normalmente são 2 baias, e como eu disse, é tudo tranquilo, tem tempo para todos entrarem e tirar fotos !

As ovelhinhas são muito curiosas, então elas vão para cima de você, cheirando e também tentando comer o que vir pela frente. Tome cuidado ! Mesmo assim é um momento bom demais, sentir todas indo para cima de você.

Falcoaria

A próxima atividade que fomos foi a Falcoaria !

Ali, um rapaz nos apresenta um Gavião treinado, explicando tudo sobre essa linda ave, como treinamento, hábitos, vida selvagem, e ainda responde às questões dos seus expectadores.

Lá pelo final da apresentação, ele oferece às crianças para segurarem a ave no braço, e é claro que Bia foi a primeira a levantar a mão dizendo que queria !

Logo depois de mostrar o Gavião a todos, ele volta e pega uma linda Coruja !

Da mesma forma que o Gavião, ele explica tudo sobre essa linda ave a todos e responde às perguntas dos visitantes.

E também, no final oferece para as crianças segurarem também, mas dessa vez eu e Gabriel entramos na fila e seguramos a ave também, muito linda !

Pastoreio

A próxima atividade que fomos foi uma apresentação de pastoreio com cães pastores.

Sentamos em alguns bancos no meio de um grande curral com algumas ovelhas pastando no canto. Neste curral estão algumas estruturas montadas em diversos pontos, como ponte um mini curral e passagens.

Nossa estrela, a cachorra Pinta é chamado então pelo treinador que já começa a demonstrar alguns comandos de pastoreio. Pinta vai correndo de um lado para o outro obedecendo ao apito e aos comandos do treinador, levando as ovelhas para os lugares que ele quer eu sejam levadas.

Depois de um tempo, ele para a apresentação e começa a conversar com a gente, se apresentando e também a Pinta e nos explicando tudo sobre o treinamento, sobre o que ele estava fazendo até aquele momento.

Em uma certa hora, ele mostra que é um pouco difícil fazer isto com um cão apenas, então ele chama a Tinha, outra cachorrinha pastora que auxilia o serviço, deixando mais fácil. Todos os comandos são normalmente feitos através de um apito único, utilizando a voz de vez em quando.

O legal é que as cachorrinhas às vezes passam no meio dos bancos, às vezes deitam por ali do nosso lado, sempre de olho nas ovelhas !

Uma linda apresentação, principalmente para a gente que gosta muito de cachorros. Bia ficou apaixonada pela Tinha.

Alimentação

Terminado o pastoreio, fomos para a alimentação das ovelhas !

Nos juntamos e a menina que nos acompanha mais uma vez explica como é a dinâmica dessa atividade.

Nessa atividade, pegamos um pote contendo uma ração que serve tem a função de "sobremesa" para as ovelhas e entramos para dar a comidinha para elas. Pode-se pegar quantos potes quiser, bastando trocar um vazio por um cheio, e tem pote para todo mundo ali, até para repetir.

Entramos e as ovelhinhas já ficam disputando para pegar a ração que estamos na mão. Você pode colocar o pote para elas comerem direto nele ou pegar um tanto com a mão para dar para elas. Eu gostei mais dessa última abordagem, pois vocẽ sente até cosquinhas quando elas estão comendo na mão. E elas não param de comer enquanto você oferecer para elas, algumas até sobem em cima das outras que estão na frente para chegar no pote da sua mão !

Almoço

Depois da alimentação, demos uma pausa, pois estava já na hora de almoçar e as atividades iriam se repetir. Teríamos mais ou menos 1 hora para almoçar, pois à tarde ainda teriam duas atividades para participar lá, e todos queriam continuar por ali, mesmo tendo outros lugares para visitar no Caminhos de Pedra: Tosquia e Grande Rebanho. Essas são as únicas atividades que não se repetem durante o dia.

Fomos almoçar na Casa Vanni (página com o post dedicado a ela), e voltamos correndo, pois passou da hora e pegamos a tosquia começada, mas ainda conseguimos assistir bastante.

Tosquia

Como acabei de falar, chegamos atrasados para a tosquia, a apresentação já havia começado, mas ainda pegamos a maior parte.

Havia uma ovelha em cima de um suporte, presa pelo pescoço enquanto a menina manipulava uma tesoura para retirar a lã da ovelha.

Ela explicou que as ovelhas do parque são apenas leiteiras, que a lã delas não serve para fabricação de roupas, mas podem ser usadas para outras coisas.

Explicou também várias outras coisas e curiosidades sobre a lã das ovelhas, da lanolina que elas produzem e também o processo de tosquia das mesmas.

O interessante também é que a Tinha estava o tempo todo lá na platéia observando e cuidando das ovelhinhas ! Bia sempre ao lado dela também !

Grande Rebanho e Ordenha

E como última atividade do dia (depois só repetidas), temos o Grande Rebanho.

A atividade é basicamente ficarmos vendo um grande rebanho, cerca de 150 ovelhas, descendo pelo caminho e passando na nossa frente.

Esta atividade, por si só eu achei que foi tão rápido que pensei no momento que nem tinha valido a pena ficar, mas aí ela foi complementada e valei muito a pena !

Ficamos na borda da passagem quando o rapaz soltou o rebanho, que passou bem na nossa frente. Claro que as crianças ficam impressionadas com tanta ovelha passando ali bem pertinho, não é ?

Mas aí, nos chamam para entrar no galpão, estamos na parte de cima com uma vista para o andar de baixo. Esse grande rebanho vai entrando no mesmo galpão por baixo e sendo separadas em baias de acordo com o colar que usam, que nos explicam também o significado de cada cor de colar.

Nestas baias as ovelhas são encaminhadas para a ordenha que fica ali do lado. Então, descemos e vemos o processo todo de ordenha, feita por máquinas que fazem a ordenha automática das ovelhinhas. O leite é utilizado pela casa para seus diversos produtos, como iogurte, queijos, etc....

Que passeio MARAVILHOSO, não perca a oportunidade de conhecer quando estiver passando por Bento Gonçalves !