Epopéia Italiana


Comprei um ingresso para essa linda atração organizada pela mesma empresa que o passeio de Maria Fumaça. Na verdade, foi um pacote com 3 atrações: Epopéia Italiana, Passeio de Maria Fumaça e Almoço Italiano no Di Paolo.

Infelizmente, não tenho muitas fotos da atração para fornecer, pois lá é proibido tirar fotos ou filmar dentro da atração. As fotos que tenho são nos locais permitidos somente, mas tentarei descrever brevemente como ela é.

A atração Epopéia Italiana fica localizada perto da estação da Maria Fumaça em Bento Gonçalves. É um galpão gigantesco. Lá você entra e permanece em um corredor largo, onde estão expostas algumas peças de roupas utilizadas pelos imigrantes e cartazes antigos.

Ficamos por lá até todos chegarem e um pequeno filme passar em um telão sobre a imigração e também sobre a atração que vem a seguir, junto com o aviso de não poder nem filmar ou fotografar lá dentro.

A atração consistem em vários cenários montados, que vão contando a história de 2 imigrantes italianos, desde suas vidas na Itália e sua jornada para o Brasil. Cada cenário conta um pedaço da história. Um rapaz, a caráter, nos recebe na entrada do primeiro cenário e começa a contar a história, como era, etc...

Passamos então para o próximo cenário, onde a história continua. Muitos dos cenários possuem telas onde fizeram um filme cujos atores principais é o casal de imigrantes e sua jornada para o Brasil, e os cenários são vários (mais ou menos uns 6), desde os vilarejos da Itália, passando pelo navio até a chegada no Brasil.

Muito dessa história é contada através desses filmes, e eu acho (crítica construtiva) que a atração ficaria perfeita se fizessem com atores ali ao vivo. Eu estava esperando algo assim e confesso que fiquei um pouco decepcionado quando grande parte era assistindo aos vídeos, mas mesmo assim eu gostei da atração, de ver como foram as viagens dos imigrantes naquela época.

A história acaba em um cenário imitando uma vila depois que os imigrantes já se firmaram em solo brasileiro e seguiram com suas vidas. Neste cenário, cujas fotos estão logo abaixo, pode-se tirar já fotos e contém uma lojinha de souvenires, local para tirar fotos antigas e degustação de um biscoitinho típico.

Lá também estão expostos 2 fotos reais do casal imigrante protagonista da história apresentada (Rosa e Lázaro), que é verídica, e de sua família, além do baú original dos seus pertences (que deviam ser apenas algumas roupas) trazido por eles na viagem de navio para o Brasil.