Exceed Games

Fiquei sabendo desse "parque" quando estava por lá, e ofereci ao Gabriel passarmos uma tarde lá. Saímos do Mundo a Vapor, deixamos Cris e Bia na cidade e fomos para lá.

Antes, contactei o parque por WhatsApp para saber como funcionava, e fui muito bem atendido. Soube então que poderia comprar um ingresso promocional que normalmente só é disponível no dia anterior, com direito a diversas atrações. Comprei então 2 (para mim e para o Gabriel), bastando assim apenas me dirigir ao guichê para trocar o voucher.

A transação foi tranquila e todos lá foram muito solícitos.

Uma questão que é importante salientar é que antes de ir, estava tentando conversar com o parque sobre minha esposa e a Bia, que não são de jogar esse tipo de videogames, se simulação, mas o parque não oferece nenhum ingresso ou possibilidade de entrada de acompanhante. Você só tem a possibilidade de comprar passes com ingressos para os simuladores, ou seja, se a pessoa for entrar só para acompanhar, não vale a pena ! Consegui conversando com a gerência, um passe de acompanhante para minha esposa, pagando uma taxa mais baixa, mas mesmo assim, preferimos ir somente eu e Gabriel. O parque poderia muito bem analisar essas possibilidades.

Logo na entrada o parque já impressiona. Corredores em NEON, muita música, e paramos em um corredor com uma televisão mostrando informações sobre o parque (parada obrigatória), mostrando cada parte e suas regras.

Logo depois do corredor, vamos para os guichês e a lojinha, para trocar os voucher, onde recebemos alguns tickets dos simuladores que compramos e logo depois entramos no parque propriamente dito. Lá dentro, é uma mistura de escuro e NEON, bem futurista.

Estrutura

O parque possui 5 andares. O primeiro andar, onde entramos, está localizada a atração principal deles, o Hologate.

O Hologate é um jogo de realidade virtual, onde você usa um Oculus e sobre em um palco com mais 3 pessoas. Você pode escolher o jogo que quer jogar dentre alguns que eles disponibilizam, todos jogos de tiro. Existem dois palcos para os jogos, cada palco comportando até 4 jogadores, que recebem seus Óculus, um colete tátil (que faz vc sentir de onde vêm os tiros que você leva) e uma arma.

O jogo é muito legal, o melhor mesmo de todos lá, mas meu passaporte dava direito a apenas uma sessão deste jogo, mas me diverti bastante. Agora confesso que o mais divertido pra mim foram algumas garotas que estavam jogando enquanto eu estava na fila. Elas gritavam desesperadas, pulavam fugindo, etc.. foi muito engraçado mesmo !

Simuladores 3D

No segundo andar do parque estão localizados os simuladores 3D. Esses simuladores são aqueles que você entra em uma esfera, dentro dela tem um telão (ou não, dependendo do tipo) e cadeiras.

Existem vários tipos. Tínhamos 7 tickets, dava para experimentar cada um deles uma única vez, ou deixar de ir em algum para repetir outro, mas eu queria muito ir e conhecer todos.

O primeiro que entramos foi um simulador passivo, ou seja, você entra e assistem um filme com o Oculus, enquanto a esfera se movimenta para todos os lados simulando o que se passa no filme ou jogo. Para ser muito sincero, fiquei decepcionado com esse, pois achei a resolução do filme muito, mas muito baixa, onde continuamente você via os pixels quadriculados, principalmente quando algo estava na cor preta. Esperava muito mais.

As filas estavam grandes, eu queria muito ir em um simulador de F-16, mas decidimos então ir em um simulador do trenó do Papai Noel. Este foi outra pequena decepção, justamente pelo mesmo motivo: a resolução.

Eu não vou me ater aqui na sequência dos acontecimentos e narrar tudo desta área, pois o que realmente aconteceu foi que aquelas máquinas estavam me deixando um pouco com dor de cabeça. Não sei se era por causa do Oculus, ou das sacudidas, ou a barriga que estava vazia, mas preferimos dar uma pausa para ir comer algumas coisa (já falo mais abaixo da lanchonete).

Voltando aos simuladores, entramos em um simulador de corrida. Aí eu descobri que os simuladores não eram todos passivos. Este você corria de verdade ! Dentro dele tinha um telão e os controles do carro, simulando o interior. Aí eu já gostei mais, claro que a resolução era boa, não era um filme, mas sim um jogo em alta resolução, e o simulador respondia conforme os comandos, simulando aceleração, subidas, frenagem, batidas, etc...

Depois desse, deu mais vontade ainda de ir no do F-16, mas a fila estava sempre muito grande, e não queria perder muito tempo lá. Acamamos indo em outros simuladores de corrida.

Lanchonete

O parque possui um andar todo com uma lanchonete muito futurística. Todas as mesas possuem projetores em cima, que ficam projetando vídeos com efeitos 3D na mesa, e dá uma sensação de você viajou no tempo (para o futuro, é claro). Todo o andar tem a tonalidade azul neon, maio escurecido, com detalhes em neon mais forte.

A lanchonete é muito boa, serve pratos formatados e também lanches, salgados e doces. Muito variado. Mas você tem que entrar e fazer o pedido pelo celular, não paga direto lá.

Um lanche muito legal que é bom conhecer,e que Gabriel pediu para ele, é o Sorvete de Nitrogênio. É um sorvete que é feito na hora, na sua frente, e utiliza nitrogênio líquido para sofrer o processo de congelamento. Nunca tinha visto algo assim e achei o máximo. Vejo abaixo como ele é feito !

PLaystation e XBox

O outro andar, e esse preciso falar com muito cuidado, é o que possui alguns Playstation (PS5 quando fomos) e XBox. Ali nada mais é do que você escolher um dos jogos disponíveis e jogar com quem você quiser. Cada pessoa utiliza um passe. Você pode escolher o jogo e o videogame que quer jogar. Dependendo do jogo, a fila não é muito pequena, e falei que tenho que ter cuidado, pois (opinião minha), este andar eu achei muito pouco aproveitado.

Digo isso porque quando você vai para um parque desses, você quer experimentar coisas bem diferentes, como os simuladores. Mas ali você tem videogames normais, que provavelmente você tem em casa ou é fácil de conseguir jogar, ou até mesmo os jogos, como FIFA, são extremamente fáceis de conseguir jogar em qualquer outro videogame.

Então eu achei que estava é perdendo tempo ali. Mas claro que nunca é perda de tempo se divertir com o filho ! Só gosto de aproveitar melhor, espero que entendam o que quero dizer com isso. Jogamos umas partidas de Brawlers por lá.

Simuladores de Corrida

Neste dia, no último andar haviam montado dois simuladores de corrida, se não me engano, Formula Indy ou Formula 3, não sei dizer ao certo. Era desses simuladores abertos, com um assento que se moviementa de acordo com o movimento do carro.

Como estavam ainda fazendo testes com o equipamento, estes estavam liberados para quem quisesse jogar, à vontade. Mas a fila também não estava fácil. Na verdade, um deles, o mais difícil, estava com a fila pequena, às vezes nenhuma, mas o outro estava com a fila bem maior.

Os simuladores, segundo o staff, foram calibrados por pilotos de verdade, que foram lá e configuraram folga, resistência e tudo mais da embreagem, acelerador, freio e volante.

Estavam também fazendo uma competição de quem fizesse a melhor volta, iria ganhar prêmios, mas eu nem me animei muito, pois nem sonhando eu conseguiria, em duas ou três voltar, bater o recorde de quem joga todo dia por lá.

Joguei 3 vezes os simuladores, uma vez o difícil e 2 vezes o mais fácil. A primeira vez para sentir o equipamento, e a segunda vez para jogar mais sério, tentando fazer uma volta pelo menos aceitável. Bom, foi mais aceitável do que a volta do Gabriel ! rs...

No final da tarde acabamos indo embora sem utilizar todos os tickets. Os simuladores 3D estava com filas enormes, não tínhamos mais Hologate e não queria ficar nos PS5/XBox. Foi uma pena não poder aproveitar tudo que comprei, mas valeu a experiencia.