Passeio de
Maria Fumaça



Ahhhhh... esse lindo passeio de Maria Fumaça não mudou nada e continua maravilhoso! E ainda tive uma surpresa no meio que já já conto !

Fizemos esse passeio em 2010, antes da Bia nascer, e foi um passeio que me marcou muito. Tudo nele foi uma surpresa ! Não esperava pelas apresentações, pela alegria, por tudo que passei na época. Eu nem tomava vinho e fiquei provando somente o suco de uva.

Em 2015, quando voltamos a Gramado, já queria refazer esse passeio, para a Bia conhecer, era natal e o mesmo passeio pode ser feito à noite, com o trem todo iluminado, lindo demais, mas voltar dirigindo pela estrada à noite, na serra, depois de ter provado alguns goles de vinho não dava. Deixamos então para essa outra oportunidade.

Como informei no post da Epopéia Italiana, comprei (pela internet) o pacote contendo a apresentação, o passeio e um almoço. Na compra do pacote eu tinha a escolha de almoçar antes ou depois do passeio. Como o café da manhã no hotel era muito caprichado, sabia que seria muito cedo almoçar antes do passeio de Maria Fumaça, então escolhi fazer o passeio primeiro. Isso altera o roteiro, pois assim temos que fazer o caminho de volta, saindo de Carlos Barbosa e chegando em Bento Gonçalves.

A empresa já fornece o translado entre as cidades. Então, saindo da apresentação da Epopéia Italiana, nos dirigimos à estação de trem, ali do ladinho, para pegar um Ônibus que nos levou até a estação de Carlos Barbosa, um percurso de 20-30 minutos.


Parando na estação de Carlos Barbosa, a Maria Fumaça já estava por lá fazendo a manobra para voltar (tinha acabado de chegar do passeio de ida). Lá, tive uma grande surpresa. Uma moça estava cantando músicas típicas na plataforma. Notei então que era a mesma pessoa que estava cantando quando fizemos este passeio em 2010, há 12 anos atrás ! Procurei no celular a foto que tinha tirado e tive a confirmação. A cantora chama-se Ines Rizzardo, era a mesma ! Peguei a foto do celular e a chamei para mostrar, ela ficou muito emocionada, parou a música e mostrou para todos que estavam lá esperando, além de tirar umas fotos comigo, agradecendo muito pela foto.


Logo depois de a Maria Fumaça fazer a manobra, embarcamos no trem. O lugar é marcado na hora da compra. Eu achei o vagão estivesse bem vazio, pois não parecia ter muita gente na plataforma, nem no ônibus que nos levou, principalmente por ter 3 vagões ao todo, mas ele começou a encher e todos ficaram lotados.

Depois de todos embarcados, o trem parte para voltar até Bento Gonçalves. Logo depois da partida, começam os grupos típicos fazendo apresentações em cada vagão, são várias apresentações, como danças típicas italianas onde nós somos convidados a participar também, teatros e músicas típicas. Apresentações divertidas e muito dinâmicas !

As duas primeiras apresentações foram de música típica e dança italiana.

Em Garibaldi o trem faz uma parada para uma sessão de degustação de vinhos, espumante e suco de uva. Lá, podemos tirar fotos ao redor do trem, enquanto uma dupla toca e canta para os visitantes. Ali, outra sessão de nostalgia, pois tinha certeza que reconhecia essa dupla principalmente pela música que estavam tocando que me fez rir e lembrar da outra viagem. Pena que ali o tempo era corrido, estava tirando as fotos com a família e só resolvi dar uma passada para ver a dupla cantar.

As taças ficam dependuradas em ganchos acima das janelas do vagão, para cada um guardar a sua e não esquecer ou quebrar (são de plástico), e no final podemos levar de lembrança.

Aí, ao escrever esse artigo, resolvi procurar as fotos antigas e olha o que encontrei ! É ele mesmo, 12 anos atrás, mesmo chapéu e mesma camisa ! Como é bom reviver os velhos momentos !

2022

2010

Fotos e muita alegria na parada de Garibaldi !

Saindo de Garibaldi, continuamos com os festejos. Dessa vez mais duas apresentações, mais voltadas a teatral do que musical, muito divertidas e hilárias !



Por fim, depois das apresentações, uma moça passa pelo corredor com um carrinho oferecendo itens para compra e também outra com vinhos da vinícola Miolo, chamado Entre Trilhos, um vinho bem simples mas bom, principalmente para quem está com a barriga vazia e não fazer efeito muito rápido... e tem nas versões seco ou suave. Quem não quiser vinho pode tomar suco de uva também.

Chegando de volta em Bento Gonçalves, Bia ficou brincando um pouco em uma locomotiva de madeira lá, depois pegamos o carro e nos dirigimos ao restaurante Casa Di Paolo para nosso almoço.