Parque Caracol

Nada melhor que curtir a natureza, não é ?

Em Canela temos o Parque do Caracol, um lindo parque com algumas trilhas e uma cascata maravilhosa de se ver. Ar puro e tranquilidade. Não fomos lá da última vez que visitamos Gramado, mas desta vez era prioridade, não deixamos de fora !

Pegamos o carro e nos dirigimos ao parque caracol. Os ingressos a gente compra lá na entrada mesmo, e não são caros, até aceitam meia-entrada conforme a lei.

Trenzinho

Chegamos no meio da manhã, estacionei o carro perto do restaurante, e passando por ali, havia um grupo comprando ingressos no trenzinho que já ia partir.

Eu aproveitei que estávamos ali, perguntei para a Bia se ela queria andar no trenzinho, ela aceitou e acabamos indo todos.

O passeio de trenzinho é um passeio pequeno que roda ali pelo parque por cerca de uns 5 minutos. Depois disso, ele pára em uma mini vila, com algumas casinhas e bonecos que, supostamente, seria uma representação de vila de imigrantes. Mas achei tudo muito mal feito, algo que parece ter sido feito de qualquer jeito. Nem uma música ambiente havia para melhorar a experiência. Bia adorou, foi passar por uma casa lá que era extremamente escura, com algumas caveiras lá dentro, passou várias vezes e sempre se lembra dessa parte.

No final, saímos e continuamos o passeio. Uma experiência é sempre boa, principalmente quando as crianças se divertem muito, mas definitivamente não valeu nem um décimo do preço que cobram. Não devemos repetir quando voltarmos.

CAchoeira

Saindo do Trenzinho, fomos direto para a plataforma superior onde a gente tem uma visão linda da cachoeira do Caracol. Queria muito mostrar para a Bia, pois ela nunca tinha visto até neste momento uma queda d'água tão grande assim. E ela amou, ficou encantada com tamanha beleza.

A vista de lá é realmente espetacular. Existe uma plataforma superior, onde você pega um elevador para ver tudo mais pelo alto, mas é pago, não é muito barato (pelo menos para ir em família), e eu nunca fui, mas acho uma experiência interessante. Quem sabe um dia.



Dali, falei para a Bia que existe uma escada chamada de Escada da Perna Bamba (cujo relato já falei na viagem de 2014) e ela ficou super animada em ir. Avisei que eram mais de 300 degraus, que deixa a perna dolorida, mas ela não quis nem saber, queria muito ir lá para ver a cachoeira de baixo.

Saímos da plataforma e fomos pelo caminho até a entrada da escadaria, mas chegando lá vimos uma placa informando que ela estava fechada para manutenção ! Que pena (ou não ? rs...) ! Quem sabe na próxima ?

Trilhas

O parque do Caracol tem várias trilhas para se fazer. São trilhas normalmente muito fáceis, muito tranquilo de ir com as crianças (devem ter outras mais avançadas, mas não deve ter entrada por ali, ao menos visivelmente).

Seguimos uma das trilhas e fomos tirar fotos perto das corredeiras, onde temos uma visão linda delas e ficamos também um pouco acima da queda do Caracol.


Seguimos nossa trilha e mais acima encontramos uma clareira com uma pequena vista para o rio. Um lugar muito tranquilo e com muita paz. Bia resolveu sentar no banco para observar aquela tranquilidade.

Ali, muito gostoso ficar na natureza, pouca gente, paz e tranquilidade. Estava um pouco frio também.

Continuamos nossa trilha logo depois, passando pela mata até uma casa "abandonada". Nessa trilha, podemos pegar dois caminhos. Um chega pela frente da casa e outra por trás. Eu escolhi a que vai por trás junto com a Bia (Trilha do Silêncio) e Cris com Gabriel pela frente, mas a diferença é muito pouca.

Chegando na casa por trás, você não sabe o que tem na casa, chega do lado da parte inferior dela, um porão que é um galpão onde estão dezenas de entulhos, coisas velhas, largadas lá. Eu achei isso uma falta de segurança, a porta estava aberta e qualquer criança poderia abrir para mexer lá e se machucar em peças enferrujadas, madeira, etc...



Dando a volta pela casa, encontramos a parte da frente e descobrimos que a casa na verdade é um museu, com histórias e registros do parque de antigamente. Fotos e animais locais empalhados.

Saindo da casa-museu, a trilha se abre para um grande espaço, já chegando ao seu final, com uma linda casa para dezenas de passarinhos que Bia adorou, mas estava vazia neste dia.

Saindo de lá, fomos para o Parque Temático Florybal !