Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é um passeio simples e rápido, mas que nos dá muita nostalgia, pois conhecemos desde 1998, quando fomos pela primeira vez em Gramado em nossa Lua de Mel.

O passeio é tão gostoso, tão família, que repetimos sempre que vamos lá. Houve uma época que abriram uma filial em Caldas Novas, e também íamos sempre lá com o Gabriel, mas já fechou e agora somente em Gramado mesmo.

Dessa vez, é claro que passamos por lá novamente !

O Mundo a Vapor está localizado entre Gramado e Canela, mais do lado de Canela (na verdade ele pertence a Canela), na beirada da pista eu vai para esta cidade. É difícil errar, pois basta você ver a locomotiva caída na fachada que já sabe que já chegou. Mas antes de ir, verifique se o parque está aberto, pois uma vez fomos, era uma quarta-feira e o parque estava fechado neste dia.

O ingresso não é muito caro não, aceitam meia entrada de estudantes e idosos, conforme a lei, e crianças até certa idade não paga ou paga meia entrada também.

O parque é composto por vários "palcos", cada um mostrando um tipo de equipamento utilizado na época das máquinas a vapor, como pedreira, fábrica de papel, madeireira, etc... as pessoas são divididas em grupos, e um funcionário acompanha cada grupo explicando e demonstrando nas miniaturas como eram feitos os materiais. As miniaturas são funcionais e fabricam as peças. Claro que algumas (como telhas) não dá para sofrerem o processo todo, pois tem o tempo da secagem, mas até nesta etapa, tudo é demonstrado.

Como era época de páscoa, Bia ganhou umas orelhinhas e também um mapa para carimbar em cada estação, para depois ganhar um brinde !

Lá temos também um mini trenzinho para toda a família dar uma voltinha. Ao contrário ao trem do Parque Caracol, o passeio é de graça, está incluído no ingresso. Também é simples mas muito gostoso, cabe todo mundo, sem pressa de entrar e dá para tirar várias fotos legais por ali.

Continuando na parte interna, Bia foi pegar seu brinde por participar de todas as atividades e carimbar o mapa. Também existem algumas atividades que dá para fazer por ali, como uma bicicleta geradora de energia, um simulador gravitacional, café para lanchar, lojinha para lembranças, etc... dá para passar um bom tempo por lá !